sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

O poder do fogo

 Salve Deus!
Na doutrina é muito pouco falado sobre as Velas ou até mesmo o Poder do Fogo que envolve este simbolo, abaixo disponibilizamos trecho de uma explicação do Trino Triada Tumarã, Mestre José Carlos, confira: 
Transcrição Ispsis Verbis: Adjunto Aluano Mestre Ayrton Moussalen

O Poder do fogo

Alguns lugares que me chamavam atenção, desde criança, por exemplo, eu com Roma tenho uma ligação, no tempo dos soldadinhos de chumbo, que eu era garoto, tinha uns guerreiros romanos, capacete, coisa…
Eu não tinha soldado nenhum, só tinha guerreiro romano. Depois eu vim saber por que disso tudo!
E a gente vai vendo umas situações muito firmes, e eu gostava muito, por exemplo, de vulcão.
Eu tinha uma certa ligação assim, com fogo, com vulcão, com essas forças assim, e eu pensava assim:
Poxa, aqui nós temos a força da terra, a força das águas, e não temos a força do fogo.”
Um dia eu peguei um Ajanã, ele é muito firme, muito tranquilo, eu disse:
Vamos fazer uma viagem no passado, vamos ver alguma coisa…”
Ele começou a incorporação, daí eu pedi ao Preto Velho dele uma explicação:
Porque que a gente não lidava com fogo, e aqui nós temos vela acesa por todo o lado?”
Só se faz trabalho com vela acesa. As explicações que vão nos dando são as explicações mais vazias que existem.
Aí, o Preto Velho falou:
(Entidade)
- “Vocês trabalham com a força da Deusa Pelé! Como Mãe Yemanjá é da água, a Princesa Pelé é do fogo.”
(José Carlos)
Eu lembrei que no Havaí, a Princesa Pelé é uma grande Deusa! E é a Deusa dos vulcões!
Quando ele incorporou, ele incorporou a Deusa Pelé. Ela falou que tinha ficado muito feliz porque nós fomos ao parque dos vulcões, lá no Havaí.
Ele tem uma corrente de lava que passa, fez como se fosse um túnel, no meio da estrada.
Então é muito interessante essa força do fogo. Também na América Central é Princesa Pelé. Eles têm aquelas tradições todas. E ela me falou:
(Princesa Pelé)
- “Quando você liga, você acende uma vela, você tá portando a minha força. Quando você está colocando a minha força, a gente tá agindo junto com as outras, na harmonia das outras.”
Porque que você vê sempre fogo, fogo, fogo?
A vela é um mantra de força meu.”
(José Carlos)
- “Você não põe um copo d’água, acende a vela… Todo mundo não sabe por que a vela, mas acende a vela.”
(Princesa Pelé)
- “Então é a minha força que vai.”
(José Carlos)
- Então essas forças, como, por exemplo, a gente tem aqui, em Caldas Novas, aquela água que faz tão bem, ela é curadora mesmo, ela faz coisas fantásticas. Por quê?
(Princesa Pelé)
- É a força da água que passa no subsolo, onde tem a minha força, que é a dos vulcões! O subsolo ainda tem energia.
(José Carlos)
- Então mistura as duas, que vão pra aquela água e tem aquele efeito até milagroso, em certos casos. São coisas muito interessantes.
Eu acho que isso a gente precisava desenvolver, a gente precisava ter conhecimento, porque as pessoas fazem tudo automático.
A gente tem que fazer uma saudação…
Vou fazer o Terceiro Sétimo, eu acendo a vela, quando eu acendo uma vela eu sempre faço uma saudação. A vela de sete braços, que é comum, em várias religiões eles usam, aquele castiçal, aquele candelabro de sete, ela tem até uma chave pra você acender as velas.
Você acende a do meio, em nome do Pai, do Filho e do Espírito…
Os sete braços sempre são acesos com uma invocação da força.
Tem gente que acende tudo e vai embora, de qualquer jeito.
E eu fico danado quando o cara acende e espeta a outra por cima, da que está acesa, pra apagar e prender. Ele não sabe o que tá fazendo!
Tem que botar um pouco de carinho, de dedicação, em cada gesto que a gente faz. Isso é muito importante para que a gente possa realmente ter a força pra trabalhar. Eu acho que isso é que tá faltando mais, é esse conhecimento do que você está manipulando.




quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Humildade Tolerância e Amor


                                     HUMILDADE TOLERÂNCIA E AMOR
Salve Deus!
A religiosidade é o instrumento que utilizamos para buscar uma divinização de nosso futuro assim como, uma porta de entrada para a eternidade. Os caminhos para alcançar essas condições na maioria das vezes é um exercício de paciência e exige condutas que são contrárias o que deseja a alma, dado que esta tem forte apelo pelas coisa do mundo.
Neste todo, nós outros jaguares, como espiritualistas, por crermos na reencarnação, sofremos influências de outras vidas que pré-supostamente tivemos, então na verdade vivemos sempre mais de uma vida enquanto aqui estamos nesse terceiro plano.
Enquanto encarnados num espaço de quase três meses estamos vivendo outras encarnações, só que na forma etérica, na maioria das vezes, sentimos essa influência enquanto tocamos nossa existência como encarnados.
Mas, somando as informações acima, chegamos ao ponto em que um dia resolvemos entrar para a Doutrina do Amanhecer. E vamos tentar desvendar esse mistério que é justamente ser um Jaguar.
O que trouxe a grande maioria das pessoas à doutrina com certeza foi a compensação da falta de alguma coisa em sua vida ou, a tentativa de reparar algum tipo de situação que estava nos incomodando, seja uma moléstia, uma condição afectiva, ou simplesmente um vazio existencial. Mas dificilmente a motivação é um distúrbio mediúnico ou espiritual.
Após a definição da mediunidade, que acredito ser o ponto mais importante nessa caminhada pois, dali tudo é definido como caminhada doutrinária. A pessoa vai para o desenvolvimento e recebe as instruções teórico práticas à respeito de sua mediunidade e logo já começa a trabalhar espiritualmente e subir (essa é a tese) e logo chegar aos postos maiores e já uma Ninfa ou jaguar com todas as classificações.
Mas nem todos conseguem alcançar o mesmo nível de compreensão ou desenvolvimento interior; dessa forma, quando chega o que denominamos de cobrança espiritual, nem todos os Jaguares conseguem entender bem essa coisa e por vezes acabam se voltando contra a doutrina e até contra seu adjunto.
Tentando entender essa mecânica começamos a verificar as possíveis falhas nessa trajectória e tentar suprir essas falhas. Esse tema foi motivo de uma reunião ontem em um dos templos aqui em Teresina.
No desenvolvimento é passado para o médium que a doutrina é a ferramenta adequada para resolver as questões que afligem e atrasam o médium em sua caminhada, mas a forma como as vezes é passada essa situação dá a entender ao médium que somente a doutrina irá resolver tais intrincadas questões. E na verdade a doutrina é uma ferramenta apenas, pois a solução dessas questões está nas mãos do médium, nossos mentores não resolvem tais questões, seria muito fácil e simplório demais pensar dessa forma.
As questões complicadas que atormentam o ser humano em sua grande maioria, foram adquiridas por nós, a doutrina nos fornece consagrações, e nisto está implícito situações que são determinantes para isso que é a condição que adquirimos de compreender o que nos acontece, isso se chama TOLERÂNCIA.
Capacidade de conviver e ver chegar aos poucos as soluções dos mesmos, e nisso está incluso o aspecto transcendental, saber que tudo está acontecendo pela vontade de Deus, porque é uma condição cármica e isso se chama HUMILDADE de aceitar e conviver com isso.
E ter AMOR, para saber que fostes preparado em uma doutrina iniciática cuja característica e justamente armar-se contra si mesmo, e que o sofrimento é proporcional a sua capacidade compreensão e entendimento do mesmo. Dessa forma partindo com essas acções a evasão em nossos templos seria menor.
Fica portanto, muito delicado nossos instrutores colocarem durante o desenvolvimento principalmente,somente o lado bonito e até meio surrealista o que a doutrina proporciona. É necessário levar em conta que ela é essencialmente cármica, é composta por indivíduos que viveram vária encarnações , que essas forma em sua maioria desastrosas e que causamos bastante mal com que nos relacionamos .
Nossos Mentores e Guias são assistentes de nossa encarnação nesse terceiro plano, e agem como instrutores ou professores nos ensinando como vencer as dificuldades que aqui encontramos. Mas nunca irão tomar decisões por nós, ou resolverem essas questões também por nós...Parafraseando uma frase bastante conhecida “Dão a vara, mas o peixe é difícil...”.
Precisamos realmente deixar o Mestre despertar em nós, diminuir as contendas administrativas , realmente ter Amor por nossos irmãos jaguares e colocar na cabeça que essa ideia de divisão é uma das piores coisas que pode nos acontecer. Colocar a doutrina no patamar de partido políticos, onde as pessoas chegam ao seu preferido e solicita alguma coisa e esse não lhe concede, e de repente procurar o outro por que foi atendido, é estabelecer partidarismo doutrinário, onde se coloca o homem acima da doutrina o que não é real pois, a doutrina do Amanhecer veio dos planos espirituais trazida por uma clarividente e tem uma previsão de existir por pelo menos ainda 250 anos, então, só por esse fato ela irá existir além de todos nós que estamos encarnados.
A Doutrina do Amanhecer é uma doutrina nobre, que lida com forças cuja acção são puras, mas são forças que nós outros se tivermos dentro de uma conduta doutrinária a transformaremos em energias pura para aliviar não só as dores de outros mas, principalmente as nossas.
Gilmar
Adjunto Adelano

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

O Perdão


O perdão
Salve Deus!
A compreensão do mundo que vivemos e a aceitação dos fatos dos quais, em sua maioria, somos responsáveis é sinal de evolução. Nossa condição de missionários nos condiciona agir e pensar de forma diferente. Nessa acção está implícito o compromisso maior que é perdoar, e perdão é uma das maiores dádivas que Deus nos concede.
Mas o perdão vai além da palavra, ele é um conjunto de acções no qual a palavra é uma das últimas coisas. Os ressentimentos e animosidades nascem dos melhores relacionamentos, desentender-se é uma situação que ocorre com uma naturalidade imensa em nossa caminhada, as obsessões resultam em formar obsessores terríveis que dependendo do grau e da cobrança espiritual passam a ser classificados obsedados que são as dividas espirituais formadas por Elitrios.
O Perdão liberta, é um acerto de contas que ultrapassa os limites de nossos plano físico, acontece, expande nos planos espirituais devolvendo fluidicamente aos participantes dessa trama transcendental a capacidade de não mais estarem sendo ligados e podem caminhar livres das vibrações causadas pelas mágoas dos desencontros causados em mais de uma encarnação.
Um dos casos mais comuns dos desentendimentos ocorridos em nosso meio sãos os causados pelos rompimentos dos relacionamentos emocionais ou seja, entre os casais. 
Em nossa doutrina, a grande maioria dos relacionamentos tem um fundo transcendental, e normalmente, quando se encontram é movido por uma forte paixão e por vezes, um compromisso cármico que traz consigo fortes heranças de desajustes provocadas pela incompreensão e falta de tolerância ocorrida em mais de uma encarnação. Os mentores então, juntam-nos, principalmente em nossa doutrina, na esperança que a doutrina e seus conhecimentos iniciáticos e evangélicos possam resolver essas situações transcendentais intrincadas e fazendo com que o perdão possa ser abastecido, impulsionado pelos bónus adquiridos em nossos rituais e assim essas dividas possam ser acertadas. 
As oportunidades na concessão desses perdões na doutrina são muitas. Por sermos uma doutrina espiritualista, é normal que aconteçam durante os rituais de Angical , porém nesse momento os laços transcendentais ,quando o momento é propicio e há realmente uma renovação interior do médium devedor, seja ele Apará ou Doutrinador, os Mentores conduzem o sofredor à aquele ritual , auxiliado pelo local iniciático, os bónus adquiridos e a vontade real dessa libertação , o perdão é concedido e alcançado tanto pelo devedor, quanto pelo cobrador e aquele espírito volta para sua caminhada espiritual retomando sua condição de espírito em busca de Deus!

Gilmar
Adjunto Adelano

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Natal com Tia Neiva - Mestre Jairo Zelaya


Meus irmãos e irmãs em Cristo, Salve Deus!
Aproxima-se a data máxima do cristianismo, o Natal, dia em que, independentemente de ter sido ou não o dia exacto, como muitos criticam, é respeitado na Terra e nos mundos espirituais como o do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Nossa Mãe Clarividente, Neiva, encarnada, gostava do Natal e fazia questão de comemorá-lo na Casa Grande, que era toda enfeitada, para que nós - crianças do orfanato, da família e da comunidade - vivêssemos a magia desta época, com a alegria própria de nossos corações infantis. Me lembro, com muito carinho, de uma peça teatral na Casa Grande que apresentámos sobre o Natal (eu fui um dos anjos, imaginem), ensaiada exaustivamente por minha prima Nancyara, 1ª Maya, haja fôlego para disciplinar a criançada. Me lembro que, na plateia, além das crianças, Mestres, Ninfas e visitantes, estava nossa Mãe querida, que assistia a tudo emocionada e com muita atenção (as fotos desse momento inesquecível estão no Memorial da Casa Grande).
Lembrando desse momento singelo e mágico, do qual tive o orgulho de participar, quero mostrar a vocês que o amor e a alegria devem prevalecer sobre toda sombra, toda tristeza. Sabemos que essa época é triste para muitos, por nunca terem tido um Natal em família ou por se lembrarem de algum parente que se foi.
Com todo respeito, quero convidar e estes que busquem imaginar o Natal como aconteceu naquele dia. Imaginem os lindos e marejados olhos de nossa Mãe, que cantava, sorria e chorava junto com a gente. Lembrem-se de Jesus de Nazaré, como ela gostava de se referir ao Divino Exemplo, e suas lindas parábolas, presentes em muitas cartas, em muitas histórias contadas por ela. E resgatem a criança que ainda vive dentro de nós. Independente do que sofremos no passado, passemos o Natal com Tia Neiva e suas crianças na Casa Grande das nossas imaginações. Não nos esqueçamos do que o próprio Caminheiro nos ensinou: é das crianças o Reino de Deus (Lucas, 18).
Um Natal feliz para todos, Salve Deus!
Jairo Zelaya – Trino Herdeiro Elário



segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Mensagem do Ministro Petanaro . 01-12-2013


                                                        MENSAGEM DO MINISTRO PETANARO EM 01/12/2013
Salve Deus!
Meus filhos. 
Filhos queridos, por mais esta feliz oportunidade que Jesus, o Grande e Divino Mestre nos concedeu. 
Esta é uma mensagem de optimismo. Para cada um de vós. Para que guardem em vossas individualidades. Para que a tenham como um estímulo a viver na luz do Amor da Humildade e da Tolerância. Não busquem para vós, jamais... As vossas dores, mas sim, busquem de dentro de vós, a vossa força para vencê-la. Porque momentos chegam, em que as próprias dores individuais terão que esperar por àqueles que agonizam outras dores ainda maiores. E que têm em vós uma esperança!
Não vivam a especular! Não criem situações, além do que é!
Pois este é um espaço para cuidar dos outros. Ou uns dos outros! Vice e versa, tanto faz, está certo. Este é um espaço de convívio. É um Hospital, um Pronto Socorro Espiritual e está sob a regência de um Ministro. Está sob a regência de Nosso Senhor Jesus Cristo. Então, eu respeito as vossas dores! Trato-as, inclusive, mas lembrai-vos, cada um que está aqui, para que possam ser úteis e se formarem na habilidade de estancar as vossas próprias dores, enquanto cirurgicamente tratam da dor alheia. Resta-lhes espaço para especulações? Eu não vejo!
Então, este é um ano que já está findado. O ano que virá lhes exigirá trabalho intenso. Será um ano agitado, nervoso. Por isso, muitos buscarão a calma no coração de cada um de vós. Por isso, que as coisas aqui deverão estar prontas para atender. Para o atendimento deste irmão necessitado. Deste filho de Nosso Senhor Jesus Cristo, que faz de vós responsáveis. Por um simples juramento! Simples, mas crucial para as vossas evoluções...
Sejam Humildes, porque só quem é humilde de verdade, consegue perceber a dor alheia. Só o humilde de verdade desconhece os julgamentos. Sejam tolerantes, porque quem é tolerante aprende as habilidades da natureza. Quem é tolerante, pouco a pouco, dia a dia, vai enxergando a face de Deus, dando-lhe uma forma! E por fim, se torna luz, se torna Amor.
Em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo, a todos vos, desejo paz. Às vossas famílias desejo Amor. A todos, desejo Amor, Humildade e Tolerância e que assim seja.
Ministro Petanaro em Cristo