quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Alma II


Quando o feto completa três meses de gestação, recebe o perispírito e a alma. A alma passa, então, a alimentar o feto com a energia vital. No desencarne, a alma deixa o corpo, ligada ao perispírito, que passa a ser o seu invólucro, atuando como o corpo fazia com o espírito, formando o corpo astral.
No Homem, quando a alma está fora, o perispírito comanda suas atividades vitais. São muitos os fatores que levam uma alma a sair do corpo, principalmente doenças, problemas, preocupações e vibrações. É fácil sair, para almas irresponsáveis, espíritos sem lei ou sem doutrina. Para estes casos, torna-se muito difícil o retorno.
 “Nós sabemos que o Homem é composto de corpo, alma e espírito. O corpo e a alma são instrumentos do espírito. Na verdade, nós separamos todos, pois há uma independência muito grande de cada um. O corpo é uma projeção do espírito, uma vez que é o espírito que fabrica seu corpo, de acordo com o tipo de carma por ele planejado. Da mesma forma, a alma é projetada segundo o espírito. O trabalho evolutivo do espírito é feito através do corpo e da alma. Assim, nós colocamos nosso corpo e nossa alma a serviço do espírito, através de nossas heranças. Assim, quando fazemos nossas emissões, estamos nos reportando a  todas as vivências do nosso espírito, porque ele não pertence a este plano mas, sim, às nossas origens.”  (Tia Neiva, s/d)
“A conservação ou reprodução da alma depende da disposição afetiva, do caráter, de gostos, inclinações elevadas como amor e raciocínio. É incrível as coisas que se desagregam em virtude da mente conturbada!” (Tia Neiva, s/d)
“A força psíquica, quando chega a ser espírito humano - a alma -, tem necessariamente gravada no perispírito todas as qualidades distintas e caracterizadas, que são as condições absolutamente indispensáveis à manutenção da vida para cada um: mais timidez, mais audácia, tudo de conformidade à sua missão na Terra, porque a alma humana é o produto da evolução da força através do reino de sua natureza. O mundo é um hospital, onde a cura é a própria desobsessão, porque a energia extra-etérica é átomo que se revela na aura. Cada indivíduo concorre para o caráter do seu grupo, que se compõe de diversos graus, desde a variedade até a espécie. Apesar dos milhares de espíritos, tudo gera, se afina, na individualidade. Nascer, morrer, reencarnar... Progredir sempre, na sensação de fenômenos diversos, físicos, abalos fisiológicos, a comoção nervosa, a sua transformação no cérebro, o efeito, a reação orgânica de atração ou repulsa de emoções. Temos, assim, o conhecimento fisiológico denominado consciência, que se estabelece entre o eu e o não-eu.. Cada indivíduo é um cenário diferente, porque age na individualidade. (...) A sede do amor está na alma. Cada criatura recebe de acordo com o que merece. No campo cerebral do corpo espiritual é que os conhecimentos se imprimem, em linhas fosforescentes.” (Tia Neiva, s/d)
“Pelo nosso supremo estágio da alma porque, na maioria, vivemos, oscilamos, duvidamos, entre a revolta muda e o murmúrio da submissão que as dúvidas nos causam. E ficamos no mais alto estado da mente e revoltamo-nos contra aquilo que a alma obedece, porque a canção do mar morre ao atingir a praia ou tocar no coração que a ouve.” (Tia Neiva, 19.10.78)
“Faz-se preciso a maior concentração da alma sobre si mesma, a mais profunda introspeção, fazendo agir a percepção, nessa busca para encontrar os fatos, agindo à luz da razão em todos os campos psíquicos...” (Tia Neiva, 9.2.80)
“Sabemos que a alma  tenta modificar o organismo através dos séculos. Em geral, a sensibilidade fluídica do ser é proporcional ao seu grau de pureza e de adiantamento moral. Nessa regra, vivemos no meio de uma multidão invisível que assiste, silenciosa, atenta, às mesquinharias de nossa existência. Participam, pelo pensamento, de nossos trabalhos, de nossas alegrias e de nossas penas. Lembre-se, filho, de que não é possível animar o corpo se a alma está ausente. Se sua alma busca as coisas distantes de sua Doutrina, não há calor para a Doutrina. Sim, filho, além do perispírito, que vive dentro do nosso corpo (centro nervoso), temos partículas do sistema fluídico, que vivem dentro de nós e que, na realidade, como antimatéria, nos sustentam e se transmutam pela alma. Estas partículas que adquirimos são a própria vida e nos dão todas as variedades de percepções sensoriais - calor e frio, se temos muitas partículas - e são, também, a ENERGIA dos rituais! Contudo, os materialistas grosseiros não acreditam nos mundos antimatéria. No entanto, até hoje ainda não conseguiram cortar ou queimar coisa alguma das que lhes incomodam. No entanto, a prece, o nosso canto, lhe faz sentir ou perceber uma presença explicada mais claramente!... O Homem vive a buscar a destruição do outro. Falta de visão! E teima em não aceitar, porém, que a sua vida é a sua antimatéria... Na realidade, vivemos a nos destruir!”  (Tia Neiva, 14.8.81)
“Filho, diminua os teus pensamentos e aumente mais os teus afazeres, para que, filho, tua alma atômica, vazia, não atue ao longe do teu objetivo, deixando o teu centro nervoso atravessar as grandes estradas e a grande ponte sozinho e, sozinho, comece a morrer...”  (Tia Neiva, 15.1.81)
“Tudo o que possuímos, pelo que somos pessoalmente responsáveis, é a nossa alma. E esta Lei, filho, é baseada no fato de que toda a matéria, todas as forças, os oceanos, a Terra, o Sol e a Lua foram criados por Deus! O Homem não pode criar ou destruir a matéria, nem pode criar ou destruir em vão.” (Tia Neiva, 19.9.80)
“Quando sentires as sombras do teu crepúsculo, de mansinho, se aproximarem de ti, e as últimas chamas de esperança num adeus partir, não cedas... Vibra na volúpia da saudade, vibra! É cedo! Encha de harmonia a tua taça... e, num gemido de amor, leve-a aos lábios - beba! Não é a final - beba! É a saudade do além - a tua alma, que, cheia de esperanças e de receios, vive no eterno a te esperar!... (Tia Neiva - Um Toque do Além - 24.5.80)
“Deus, criando os espíritos, não poderia lhes dar uma personalidade conscienciosa de si mesmo se não subdividisse sua força, seu plexo. A alma, no seu invólucro, sempre buscando algo, separadamente dos instintos do corpo, que se alimenta do clima atmosférico sólido de outra natureza. A alma dificilmente se realiza com os prazeres da Terra, ou melhor, com os prazeres do corpo físico. Tudo se torna claro, como é claro o que chamamos de MORTE, que é um nascimento em uma nova vida. É porque a alma permanece buscando sua verdadeira  moradia, ou sua verdadeira origem, enquanto o corpo físico tem como tendência libertar seu comportamento religioso.” (Tia Neiva - As Obrigações de um Adjunto - 17.5.78)
«“Não entregues tua alma à fatalidade, que é a verdade infernal, possessão da fatalidade das almas enfraquecidas, sem fé em Deus. Estamos com duas espadas com que podemos nos defender. Filho, o segredo das Ciências Ocultas é o da Natureza mesmo! É o segredo da geração dos Grandes Iniciados e dos mundos de Deus, os grandes talismãs da Vida. A substância criada é chamada ATIVIDADE GERADORA - a manipulação do Fogo na mirra, no sal e no perfume.”  (Tia Neiva, s/d)
“Na vida absoluta do espaço existem todas as formas que consistem o organismo humano. Mas nem sempre se põem em ação. Porém, pela harmonia da corrente magnética do perispírito, que mesmo seguro ao sistema nervoso do corpo emite a alma e se põe em movimento, se atrai e se comunica. No movimento da alma a outras se faz o perigo da volta. Sim, se ela não estivesse presa ao magnético vital nervoso do corpo. Este mesmo processo encontramos na manifestação de uma alma a outra, ou baixando sobre outro corpo que não o seu, porém que emite carga magnética e faz harmonia, quebrando as barreiras do neutrom. Existem muitas formas de manifestação dessas almas - ou reencontros - em planos diferentes, ou manifestação com diferentes magnéticos.” (Tia Neiva - O Perispírito - s/d)
“Obedecendo, sempre, aos instintos dos outros plexos, buscando sempre seu mundo transcendental, o Homem conhece os mundos pela força de seus contatos em reencontros transcendentais do seu microcosmo ou microplexo. A possibilidade de um conhecimento místico da justa aspiração, do direito legítimo e de suas necessidades, pelos reencontros, penetram e desabrocham os anseios de sua alma. O Homem não tem forças para construir um roteiro filosófico, isto é, mesmo uma teoria, digo sim, algo que busque além de seus rudes pensamentos, além do alcance de seus olhos físicos, para descobrir os segredos ocultos da própria alma, que é o microplexo. Descobrir os segredos ocultos existenciais, se desenvolver, conhecer os enigmas das lendas, na certeza de que tudo vive em Deus, existe, e se relaciona através dos grandes recursos da alma. A consciência é o peso indefinido do inconsciente ao consciente. Quando sentir o peso da consciência, arraigue-se ao seu inconsciente, busque algo que pese na sua consciência e a desperte. O Homem que passa despercebido dos anseios de sua alma, não se envolve e não se preza. É, como disse o grande Victor Hugo, um espectador, não é Homem; passou pela vida e não viveu!”   (Tia Neiva, 26. 4.80)
“Quando dormimos, os três reinos de nossa natureza, na sua totalidade, ficam para atender às exigências do corpo. De vez em quando, nossa alma sai a vaguear e, conforme sua mediunidade, chega a demorar-se fora do corpo. Passeia, vai longe, e adquire ilustrações, muitas vezes em busca da cura do próprio corpo físico.” (Tia Neiva, s/d, 1984)
“O corpo físico é ornamentado pela herança transcendental, que é o charme. Quando fazemos consagrações estamos justamente buscando nossas heranças. (...) Quero lembrar-lhe que nem toda força que se desagrega é tudo de bom, como acontece em nossos plexos. Existem em nós forças em pontos vitais que quando se desagregam é tudo de mal! Lembre-se do interoceptível e as forças incríveis que se desagregam quando  nos desequilibramos. Nem preciso explicar: é tudo de mal! Como espíritos encarnados somos corpo físico, alma e perispírito. (...)  A alma, o microplexo, pequeno corpo posicionado no corpo físico entre a cintura e a nuca, é o corpo sangüíneo do espírito. Revela-se por nossos pensamentos, é por onde recebemos e emitimos vibrações, é a sede de nossos sentimentos. O núcleo central de nossas decisões está na alma, onde vive nossa individualidade transcendental, emitindo nossa personalidade transitória. (...) Analisamos agora, com mais profundidade, o plexo físico, o microplexo e o macroplexo como se fossem três formas de vidas diferentes e separadas. Porém, não devemos nos esquecer que os três ESTÃO UM! É como, por exemplo, o átomo que, formado pelo ânion, pelo cation e pelo neutrom, quando é atingido  um objeto não são atingidos o ânion, o cation ou o neutrom separadamente, mas sim o átomo, por ser impossível separá-los. O ectolítero fica entre os três plexos. É o Sol Interior que emite para os plexos. (...) O espírito humano, ou o espírito em sua condição de encarnado, é simplesmente um espírito revestido por um corpo físico, com sua força subdividida pelo plexo físico e pelo microplexo, e que, ao desencarnar, simplesmente se liberta do corpo, seguindo o curso natural de sua evolução. Quando o espírito desencarna, fica o plexo físico. Desprendem-se o microplexo e o macroplexo, que vão se apurando, apurando, até que o espírito se torna divino e conquista o terceiro plexo: Pai, Filho e Espírito Santo - Santíssima Trindade ou Chave do Verbo Divino! Falamos aqui no espírito fora da matéria, em sua vida além física, Salve Deus!” (Tia Neiva, 3.6.84)

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Alma - I




A ALMA - ou MICROPLEXO - é o microcosmo, ou seja, o princípio ativo, modelador, redutor, que modifica o estado de SER do espírito para a situação de ESTAR desse mesmo espírito na situação do Homem encarnado. É a barreira entre os vários planos vibratórios do Homem e o mantém na posição planejada e é ela que busca, pesquisa, informa e fornece elementos de decisão para o EU, ao mesmo tempo em que estabelece limites da movimentação do ser humano.
A alma não pode existir sem o corpo, seja ele de natureza densa - na superfície da Terra - ou de natureza etérica - nos planos sutis da Terra.
A função do microplexo é absorver, assimilar e emitir energias em dois planos - o do espírito e o do corpo -, comandando a percepção e a comunicação do Homem. Enquanto o corpo - o plexo físico - é limitado no tempo e no espaço, pelas leis da matéria física, a alma age dentro de limites mais amplos no tempo e no espaço.
É a alma que vai em busca dos desejos, das satisfações e dos anseios, que emite e recebe vibrações, que influencia e é influenciada por outras mentes, que alimenta e é alimentada pela inteligência.
A mais importante de suas funções é receber os eflúvios do Plano Espiritual e levar a personalidade a agir de acordo com as leis transcendentes, de forma tão ampla e ilimitada que a faz confundir-se com o espírito.
Uma importante Ciência, trazida pelos Equitumans, obtinha grandes curas e vem sendo de grande valia para muitas tribos por  toda a Terra, com a manipulação das forças da alma - o XAMANISMO (*).
Segundo o Mestre Tumuchy, “quando a alma entra em sintonia com a individualidade, significa que nós encontramos o nosso destino e entramos tranqüilos na aceitação do nosso carma e da nossa missão. A partir daí, a água do Céu passa a jorrar em nossa vida eternamente... Jamais teremos sede!”
Na Doutrina do Amanhecer, segundo nos disse Koatay 108 em reunião de 9.9.80, a alma e o perispírito formam o espírito e são considerados como coisas de naturezas diferentes: a alma é o mecanismo psicológico, com sua base física no sistema nervoso, sendo formada, em cada encarnação, de acordo com sua  respectiva programação. 
A força psíquica quando chega a ser espírito humano - a alma - tem  todas as qualidades bem distintas e caracterizadas, indispensáveis à manutenção da vida para cada um: mais timidez, mais audácia, tudo de conformidade com sua missão na Terra, porque a alma humana é o produto da evolução da força através do reino de sua natureza.
Nossa alma sempre busca nossas necessidades, nossos anseios e nossos impulsos, agindo conjuntamente com o corpo físico na recepção e avaliação de fatos físicos - nossas sensações - e de fatos psicológicos - nossos sentimentos.
Quando não são satisfeitas as necessidades da alma, surge a depressão, ocasionando a infelicidade e a insatisfação em graus cada vez mais profundos.
Por isso, é preciso estar atento ao que a alma pede! Uma boa hora é quando se vai deitar, à noite, e se faz um balanço do dia que termina. Mentalizar o que fizemos, o que queríamos fazer, o que não fizemos... Ao terminar esse balanço, procure, com os olhos fechados e a mente calma, sentir do que precisa sua alma.
Pode acontecer uma desintegração da alma quando ela se desprende do magnético vital. Isso não acontece com a alma que recebeu suas consagrações, porque, consagrada, a alma não se desprende do magnético vital do corpo.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Orixás



Os imortais Equitumans (*), depois de banidos da Terra, foram se transformando em lendas e deuses e o Homem foi construindo suas cidades e suas religiões. A partir daí, os grandes missionários começaram a vir à Terra e os Equitumans, recolhidos no Planeta Mãe, começaram a reencarnar nos descendentes de seus antigos corpos.
Aí então teve início outro tipo de luta: alguns desses espíritos, saudosos de seu antigo poder, começaram a se organizar no etérico da Terra e a formar falanges. Os antigos poderes psíquicos foram sendo sedimentados em manipulações mediúnicas e os dois planos - o físico e o etérico - intensificaram seu intercâmbio.
Um grande missionário - Oxalá, que hoje, para nós, se chama Seta Branca -, reuniu os remanescentes mais puros e os dividiu em sete tribos, que foram distribuídas nos antigos pontos focais dos Equitumans.
A eles coube recomeçar a tarefa interrompida. Cada tribo compunha-se de mil espíritos. Foram criadas as hierarquias dos Orixás, os grandes chefes que tinham a virtude de se comunicar com os Mestres.
Orixá é palavra afro-brasileira que significa “divindade intermediária entre os crentes e a suprema divindade”.
Cada Orixá tinha a seu serviço outros sete orixás de menor grau e estes, por sua vez, também os tinham, o que originou a organização septenária das falanges.
No Candomblé é ensinado que Deus criou o universo jogando seu mastro para cima e dividindo tudo de forma dualista – céu e terra, dia e noite, homem e mulher. Do oceano celeste nasceu Yemanjá, a mãe de todos os outros orixás, divindades que se relacionam mais diretamente com os homens. Porém, orixás, na Linha Africana da Corrente do Amanhecer, são regentes de determinadas forças. São os Cavaleiros de Deus, portando forças específicas para a realização de suas missões, e, na Doutrina do Amanhecer, assumindo separadamente ou em conjunto, a responsabilidade da projeção de forças em cada trabalho ou ritual.
Sua maior atuação se faz nos dias de Trabalho Oficial, por causa do grande número de pacientes e intensidade dos trabalhos. Cavaleiros Orixás são os Cavaleiros das Lanças de diversas cores, que se deslocam no conjunto de forças de Oxan-by.
Os Três Cavaleiros da Luz, invocados no Terceiro Sétimo, são Orixás que se dedicam à cura - os Cavaleiros das Lanças Verde, Azul e Vermelha - Espíritos Iluminados, cuja ação unida se transmite ao Jaguar trazendo-lhe grande bem-estar, com proteção suplementar à dada pelos seus Mentores.
Os dirigentes dos Retiros e dos Trabalhos Oficiais são denominados Orixás do Dia.
Existe na religiosidade brasileira um ramo da Raiz Africana – o Candomblé – ligado pelas forças trazidas pelos negros Iorubas, como escravos no Brasil Colônia, que até hoje tem como mentores os Orixás, que se ligam aos praticantes de acordo com suas heranças transcendentais e afinidades em diversas manipulações, realizadas nos terreiros, onde as incorporações trabalham com suas forças naturais específicas, só havendo comunicação do Orixá Exu. Cada Orixá representa uma força da Natureza, tais como a água, o ar, as matas, as rochas, as cachoeiras, o Sol, a Lua, tempestades e trovões, e são coordenados, nos terreiros, pelas Mães e Pais de Santo, e, nos planos espirituais, por Olorum, o Deus-Pai, único e soberano, distribuindo axé, a energia que é manipulada e impregnada nos participantes para ajudá-los na vida material e em seus carmas.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Consagrações




Quando fazemos as consagrações estamos justamente buscando as nossas heranças!” Tia Neiva em 9 de Outubro de 1984

Merecimento! A Chave real de qualquer Consagração é o merecimento. Encarnados, ao longo desta nossa trajetória física, exclusivamente pelo Trabalho Espiritual, podemos receber nossas Consagrações.

Uma Consagração é um degrau a ser alçado, nos habilitando a manipular, com mais responsabilidade, mais forças.

Mais responsabilidade porque implica em estar consciente deste aumento de disposição de forças. Não é apenas um acréscimo em sua emissão ou uma hierarquia maior. Implica no aumento da captação de forças a serem manipuladas em favor da Cura Desobsessiva.

Uma Consagração é uma bênção concedida a aqueles que, por mérito individual, merecem a preparação do plexo para mais este passo. Por tanto, não somente nos Rituais Oficiais acontecem as Consagrações, dadas por meio indicações e verificações de trabalho junto a um Templo. Elas podem acontecer no momento em que efetivamente se obtém o encaminhamento de um espírito, que, por exemplo, por muito tempo esteve acrisolado em seu ódio, e ao receber a Doutrina com amor, teve o portal aberto na Elevação e resolveu seguir uma nova jornada.

Nos Rituais Oficiais, em que se visa manter a força decrescente do Mestrado, as Consagrações, normalmente ocorrem de maneira coletiva. Não perdendo por isso o seu brilho e a grandiosidade das forças manipuladas. Poderosos raios de Luz são canalizados, e uma movimentação indescritível de Amor, por parte de nossos mentores, permite beneficiar todo um povo e elevar o poder de atração de toda uma região.

Obviamente, apesar deste caráter coletivo, a consolidação da Consagração continua sob a égide individual, de acordo com a jornada e o merecimento de cada um. Além, é claro, de sua sintonia no momento do Ritual. Somente obtemos o quê verdadeiramente nos compete. Ser um Arcano no plano físico, não significa que já está nesta roupagem em um plano espiritual. Lembro bem, quando há muito tempo, quando recém havia recebido a classificação de Rama 2000, Pai João me alertava que, na verdade, ainda teria que trabalhar muito para chegar a Elevação de Espadas nos Planos Espirituais.

Uma Classificação, por tanto, significa além da responsabilidade, um comprometimento. A cada passo, algo mais prometemos cumprir. Ao fazermos a Iniciação assumimos o compromisso de um Retiro por mês, ao passo que um Rama 2000, por exemplo, já tem o compromisso de estar presente em TODOS os Trabalhos Oficiais, sim este é o compromisso de um Mestre que vai em busca de sua classificação. Não basta apenas emitir... Tem que ser! E para isso, cumprir seus compromissos.

Muitas vezes queremos “correr” em nossa jornada, na esperança de agregar mais forças e ter mais condições de fazer o bem, o quê é um nobre motivo. Porém, cabe lembrar, principalmente aos Presidentes, Instrutores e Devas, que esclareçam o que significa cada passo, e quanto de compromisso isso gera. Atesto que pessoalmente já senti o peso de querer “correr”, não importando o quão nobre possa ser a intenção, o que vale é a força que se dispõe, e que obrigatoriamente terá que manipular, para não transformá-la em uma força esparsa que irá “atravancar” sua vida.

O quê efetivamente recebemos em uma Consagração coletiva não temos condições de avaliar, cada um recebe de acordo com as condições de seu Sol Interior, de sua conduta, de seu merecimento, de sua concentração no Ritual. Cada um recebe o quê lhe compete espiritualmente, independente do que possa ser feito no plano físico. Pode receber tudo, ou até mesmo nada!

Não podemos avaliar nosso real merecimento. Como ter a pretensão de julgar coerentemente, se temos algo que desejamos muito? Resta-nos trabalhar espiritualmente, com Amor, Humildade e Tolerância, manter nosso equilíbrio, não nos envolver em nada que possa desviar nossa sintonia e esperar que a espiritualidade, e não os homens, nos julguem dignos de receber ao menos uma centelha da luz que ilumina as Consagrações.
Kazagrande

domingo, 30 de outubro de 2011

Feliz Aniversário Tia Neiva

 
 
 
FELIZ ANIVERSÁRIO
Tia Neiva

Hoje é um dia muito importante para os Jaguares do Vale do Amanhecer.
Nossa Doutrina está viva.
Obrigado por tudo.
Estamos, e seremos sempre gratos por tudo o que nos tem dado
Salve Deus