sexta-feira, 19 de abril de 2013

Perolas do Trino Arakem


Frases retiradas de Gravações de Cursos de 7º Raio.

Meus irmãos, fazer uma Doutrina é fácil. Você chega, conversa com um Espírito e faz a Elevação dele. Agora, emitir uma emanação e uma Energia de Amor em benefício deste Espírito é muito diferente meus irmãos. Vocês acham que o Espírito não percebe, não sente?... Ele sabe, mesmo ele sendo Sofredor!

O Sofredor também, quando recebe uma Doutrina emitida com Amor, ele pode continuar Sofredor, mas ele nunca se esquecerá daquela Mensagem. É como uma sementinha que aos pouquinhos vai crescendo na Mente e no Coração deles. É para isso meus irmãos, que JESUS nos concedeu esta oportunidade feliz.

Se as religiões evoluíssem Espíritos, não tinha mais Sofredor na Terra! O que evolui um Espírito meus irmãos não é a Religião. O que evolui Espíritos é ele absorver os Ensinamentos que JESUS nos deixou e praticá-los! O Médium não faz sua caridade só no Templo, mas em qualquer lugar. Para sermos livres, nós precisamos nos soltar de todas estas amarras que nos prendem às mesquinharias, aos julgamentos, à superioridade.

Nós temos que sempre procurar um Padrão Vibratório positivo, mesmo que estejamos negativos. Nossos Mentores nos auxiliam e ainda temos as intuições e ajuda imediata. Porque assim meus irmãos, nós temos uma Assistência, e nessa busca meus irmãos, é que vamos evoluindo.

O Apará senta ali com Amor, com harmonia, com respeito, e ele tem toda assistência daquela Entidade, toda a proteção necessária. Ele não precisa se preocupar, porque a Mensagem, realmente virá do Céu. Se o Doutrinador ali está, parado, realmente para trabalhar com aquela Entidade, além da assistência dele, ele tem a assistência daquela Entidade que está manifestada. Os problemas deles, as dificuldades deles, eles conhecem, eles sabem, e estarão sendo cuidados. Para esta hora, o compromisso é com os pacientes! Com aqueles que lhes estão sendo confiados!

Fazer a Doutrina como um papagaio e fazer a Elevação, isso não resolve meus irmãos! Não é assim! Porque o irmãozinho sabe, ele está vivo, ele está sentindo. E com isto meus irmãos, passam dias, meses, a vida passa, e amanhã nós poderemos ter uma grande decepção, porque nós usamos a boca, a palavra, mas o que há de mais precioso numa Individualidade, que é a Emanação, e ela só é possível se aquilo for feito por Amor, ou não se faz.

Vamos meus irmãos, repensar a nossa Vida Religiosa. Meus irmãos, não é quantidade, não é beleza física, não é cultura, aprendizado terreno, não é título aqui dentro nem lá fora que nos vai ajudar... É compreensão com todos e onde nós estivermos, em casa, no trabalho, numa diversão, aqui, só assim meus irmãos, nós teremos condições de formar uma harmonia, ter a Força de JESUS meus irmãos!

O Espírito só aceita uma Doutrina sua se você tiver MORAL. Senão ele não vai aceitar.

Trino Araken, Mestre Nestor (em memória)

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Carta de Tia Neiva de 24/06/77


SALVE DEUS!

Fui preparada nos Planos Etéricos, na natureza terrestre, porém, somente do Céu me afirmei! Nos fluídos da vida, vão se manifestando, manipulando de modo à adaptação, ou adaptações da época ou dos carmas, das necessidades, os Plexos influenciam o ritmo da vida psíquica, podendo, contudo, haver desolações, modificações funcionais, ação sobre o sistema direto individual, isto é, para cada um que surge é uma solução, uma reação, uma resposta especial que vem do cérebro para o ponto ou Centro Coronário.
Digamos, um homem que tem um Elítrio no braço, só atingirá o Centro Coronário se o mesmo não tiver seu ponto de partida espiritual, seu Deus.
Sim, se o Elítrio é no braço, no braço esquerdo ou direito, digo, o homem recebe as atrações, sofre, porém, em seus gemidos surdos, desse modo o Centro Coronário registra automaticamente a atuação manifestada, fixando as responsabilidades e marcando no próprio homem as conseqüências felizes ou infelizes.
Já disse, ou no campo do destino cármico, trazido irreparável pelos Elítrios, de maneira que a reação ou ação do seu Plexo são duas forças ou dois Poderes distintos.
Se eu afirmo que um Elítrio é um espírito concentrado pelo ódio e que o mesmo é fruto dos nossos desentendimentos, e afirmo as três condições do corpo no Centro Coronário, podemos analisar o homem Elítrio ou o homem nas formas de Elítrio.
É claro que teríamos de ser como somos: Preparados, Seres Angelicais, perfeitos e Divinos.
O fundamental é saber assimilar sempre a força que temos dentro...
Quando a razão te fala, não siga imediato, preste bem atenção nas causas ou projetos, quanto não sentir perfeito ao teu redor, considerando que a razão que te guia é a mesma que te condena, procure se conhecer bem para saberes e sentir, estar só... Só, vibrando, pensando nos seus poderes, só, digo só...
Muitas vezes os nossos impulsos são tirados pela nossa razão. Não somos suficientemente preparados, tudo que expomos terá que ser cuidadosamente examinado, e por nós mesmos. Falamos em consciência!
Para fazer um exame de consciência devemos meditar e devagar, expelindo com a respiração para expulsar os nossos maus fluídos ou energia cármica, e até sentir a nossa Energia Extra Cósmica, que tal energia nos cria, nos evolui, nos pontos vitais eurofísicos. Eurofísico é toda energia impregnada do corpo físico, ritmo da Lei de Auxílio.
Salve Deus! Meus filhos!
É preciso que conheças os Pontos Cardeais do perfeito homem, o seu destino, para melhor conheceres o mais alto Culto da Ciência Mãe, ou Magia Giradora, o teu Aledá, o teu Aladê, desculpem...
O Culto Secreto que é a Cabala de Ariano, conforme já previmos naquele Mundo Iniciático de Pai Zé Pedro e Pai João, que deram o nome de ARIANO, que nos quer dizer Raízes do Céu. Desconhecido, perdeu todo o seu real significado, agora chamado Linha Máter.
Desde a chegada de Cisman de Ireshim, quando tudo foi ocultado, somente... Somente as raças africanas, por seus Sacerdotes Iniciados, guardaram sua origem, seus valores, de pontos principais, de coisas iniciáticas ou iniciaticamente que ainda não vos foi dito.
Porém, ao transcorrer séculos, foram dominados, os seus antepassados que guardavam a Chave Mestra do Trino desapareceu deixando uma porta velada e a outra alterada, onde me perco muitas vezes, a ponto de...
Nas grandes... Nas grandes tarefas da Alta Magia, muitas vezes preciso ainda de Guias, por esta... descuidada dos nossos antepassados, que se perderam inclusive no fetichismo.
O Povo que lhe foi dado... Eis o grande perigo de saber demais as coisas da Alta Magia.
Daí para cá é que tudo cresceu demasiado e descambou também demasiado, também como nós crescemos e hoje precisamos de força, forças alteradas, que somente a Lei de Auxílio não nos satisfaz, não nos satisfaz mais!
Ficou assim formada a Corrente no Astral Africano e foi formada no Brasil, Pai Zé Pedro e Pai João, com a Missão precipitada de agir dentro desse Povo.
Sim, Pai Zé Pedro e Pai João com a Missão precipitada de agir dentro deste Povo Africano sem sair das suas normas, e com muito cuidado, porque as Linhas Africanas veladas alterou, onde foi preciso Pai Zé Pedro e Pai João levantarem o Adjunto de Jurema!
E ainda são os únicos que se pode, que se pode traduzir. É a Lei que coordena no limitado Cósmico: Adjunto de Jurema!
Primeiro vamos qualificar como Culto Africano e todo o Sistema Religioso que os nossos antepassados trouxeram para o Brasil, mesmo com essas alterações feitas por Pai Zé Pedro e Pai João. Eis a exclusão desses Orixás com seus respectivos...
Vou discriminar sete posições ritualísticas para serem usadas nos Trabalhos de Contagem.
Porém, antes de tudo quero que cada filho conheça o seu Centro Coronário em suas formas, em tudo que gera. Temos que patentear os conceitos africanos, porque para seguir as linhas honestamente é preciso conhecer fundamentalmente as Linhas da Ciência do Amanhecer.
Sabemos que isso é um assunto complexo, porém, não podemos fugir desses fenômenos. Sabemos que, por saber que o Apará, no seu... Na sua primeira fase de semi-inconsciência ou incorporação é levado para a Linha Olorum, predominância de Nagô.
Então, como podemos fugir às Linhas, à Ciência Africana? Nagô! Dividimos o Doutrinador e o Apará. Entretanto na sua Linha Mestra que é Olorum, vamos individualizar o Apará na sua semi-inconsciência.
O Apará, não digo qualquer Médium fora do Templo do Amanhecer, o Apará, ele entra na Linha Mestra de Olorum!
Vamos individualizar o Doutrinador e o Apará. Doutrinador Tapir, Apará Olorum quer dizer Espírito de Deus..
A falta de meditação é mais prejudicial ao Apará do que a própria, do que a própria consciência no Médium.
Vejo Médiuns que têm uma consciência, que têm uma consciência...
Ou não têm princípios doutrinários e, no entanto, são magníficas suas incorporações.
Mas se tem uma meditação perfeita e sabe assimilar ou ter honestidade ou respeito às pessoas que necessitam de suas manifestações por intermédio dos Espíritos, a capacidade é máxima!
Muitas vezes vemos coisas, um Médium magnífico, com linhas magníficas, luminosas, incoerente à consciência dele...
Porque o homem que quiser demorar-se nas investigações do seu ego, encontrará para sua descoberta o raciocínio, as convicções, e conclui, pois só chegamos a um acordo quando entramos em harmonia com o nosso Centro Coronário, mesmo não sendo esse Centro Iniciático, em linhas normais, animal.
Vê-se, pois, que a força fundamental predominante do Reino Central Coronário, a força da vida física é a mesma força animal.
As expressões que eu emprego... Vamos penetrar além de muitos conhecimentos teóricos, porém, os nomes, a minha expressão aqui, Salve Deus!
É relativa às minhas dificuldades de exprimir.
Porém, positivamente, em nome de Jesus, por mais que o Ser Humano se eleva para conhecer, por mais que estuda, pouco poderá atingir os fenômenos extra físicos, porém, a extensão infinita do espaço, a mente ou a Clarividência avança até um certo ponto, mas sempre na dependência de valores mediúnicos, de extra evolução, porém, nada se perde, tudo já está criado.
Então a mente do homem segue às vezes pesquisas desconhecidas, mas em algo que já está criado. O homem não tem capacidade fora da Mediunidade, de sua vida, ou desta filosofia espírita, criar...
Porque em meus Olhos de Clarividente, em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, vejo coisas um palmo adiante do nariz de grandes cientistas e que passa despercebido, ele não cria, não conhece, é cego e não vê! Somente as transformações da matéria, a evolução das forças, mesmo assim na combinação, em sintonia.
Sim, as energias extra etéricas nos átomos são cientificamente combinados para formar as células no corpo, compor. Se aninhando no Reino Central Coronário, no Plexo, para um recurso de átomos, existem os Amacês, portais de desintegração, reintegração e integração.
Os pontos são os pontos perigosos mesmo a nós da Corrente, a nós da Corrente nos carreiros terrestres físicos, perigos físicos!
Onde está situada uma Amacê estamos sempre à beira de um abismo, como, por exemplo, no Triângulo das Bermudas, pelos grandes portais atravessam também as nossas necessidades reencarnatórias que é a energia extra etérica.
As Amacês são transitórias, elas são... Elas são guardadas pelos grandes Alufás. São também os nossos Iniciados no Reino Físico, Mestre Sol, Mestre Lua do Amanhecer ou Alufás de Mayanty, na representação dos seus Regentes.
Quando eu falo em átomos, falo em três forças. Átomo é uma força que cientificamente... Sim, vamos repetir: Quando eu falo em átomos, falo em três forças. Átomo é uma força que cientificamente se divide.
Sim. Isto! Continuamos com os mesmos nomes da ciência da Terra: Íon, Cátion, Neutrom. Neutrom, eu conheço como neutrom, pela ciência é Nêutron, mas eu falo como neutrom.
A força utilizando-se da matéria começa a sua evolução na estrutura do átomo, passando depois na composição, formando as células de uma ação construtiva, criando uma nova ordem no constante agregar e desagregar o impulso dos corpos no Centro Coronário.
E, conforme a Conduta Doutrinária, a inteligência da força que desagrega, aumentando a vitalidade com maior vibração de vida, fazendo progredir o seu grau de inteligência, fortalecendo os três corpos, Plexo Físico Vital, Micro Plexo – Alma, Plexo Etérico – Perispírito.
O corpo físico ou Plexo tem por obrigação de emitir vitalidade. O Micro Etérico, o Plexo Físico, o Centro Coronário tem por obrigação alimentar o Reino Central Coronário, que são: Perispírito, Alma e Plexo Vital, que distribui as células vitais que compõem no homem a inteligência, o poder na vida física.
Se o homem se descuida de suas funções físicas vital, também deteriora seu Centro Coronário, descoberto se desliga pelas influências do macro cósmico... Macro cósmico.
O nêutron neutraliza o Físico do Etérico. O nêutron é uma luz, um átomo que separa, neutraliza o Físico do Etérico. Há uma grande dificuldade das materializações, dos fenômenos extra etéricos pela neutralização deste átomo, formando essa grande barreira intransponível da luz solar ao Etérico, dividindo o Segundo Plano do primeiro, onde atinge formas diversas, inclusive fora do Sistema Crístico.
Como Clarividente, agradeço o nêutron essa separação do Físico ao Etérico. Essas formas diversas são... São terríveis, e graças a ele, muitas vezes a minha Clarividência não atinge, ele neutraliza qualquer magnético, qualquer força que eu possa emitir. Sim, fora do Sistema Crístico a vida é horrível, e talvez eu não suportaria tanta dor, tanta anormalidade!
Enquanto o homem não adquirir o pleno conhecimento de si mesmo, nenhuma filosofia alcançará o seu objetivo. A vida, os conhecimentos, são inesgotáveis. Aos poucos quero descrever algo mais que sei. Esse esclarecimento que eu estou lhes trazendo é uma preparação para sentirem e melhor compreenderem as forças dos Sete Raios Iniciáticos que pertencem aos Mestres Sol, ao Mestre Sol desta casa!
Na explanação desta Doutrina encontramos o que desejamos no conhecimento, o que eu afirmo aqui em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, os Lhamas são conscientes, como a Igreja Católica é consciente da Reencarnação!
O Centro Vital é o princípio de tudo e de todos e de todas as coisas, Terra e fora da matéria.
Salve Deus!
Espero uma concentração firme, e continuo à espera de alguma coisa que eu não soube talvez me exprimir, ou me fazer compreender nesta gravação.
Nesse instante agradeço a JESUS tudo o que me confiou, devolvendo-me à Terra com os dotes precisos para esta missão: O Doutrinador!

SALVE DEUS!

(Tia Neiva, 24-06-77)

quarta-feira, 17 de abril de 2013

PRESERVAÇÃO DOUTRINÁRIA


Temos um claro compromisso de fidelidade com o quê nossa Mãe Clarividente nos ensinou. Acreditamos em sua Clarividência e, portanto, sabemos que o quê nos foi deixado veio originalmente dos Planos Espirituais.

Nossos Trabalhos, Leis e Chaves, posturas, e até mesmo a elegância, devem ser respeitadas e os “invencionismos” e valores agregados de outras seitas e correntes, abandonados. O quê poderia ser compartilhado em comum já foi claramente agregado na formação do Mestrado e na formação de nossos Símbolos Doutrinários.

Adaptações e acomodações de conveniência, em vãs tentativas de conseguir-se adeptos, caracteriza um proselitismo totalmente contrário ao nosso princípio de atração magnética. Quem deve chegar a Doutrina, chega por atração! O seu crescimento deve ser fruto exclusivo da emanação do local e dos médiuns que fazem parte de um Templo.

Exemplos explícitos do funcionamento real desta “lei” podem ser notados nas diferenças em Templos de mesma idade de fundação, com características similares, mas desenvolvimentos contrários.

Também não podemos aceitar com naturalidade que se tenha necessidade de reformular conceitos para acompanhar modismos e modernismos, a pretexto de adaptá-la aos caprichos dos que já chegam com vertentes pré-adquiridas.

As tentativas de enxerto de idéias e convenções, práticas inconvenientes e comportamentos que não encontram guarida na sua rígida contextura doutrinal, acabam por provocar desvios, atraindo incautos e desconhecedores dos fundamentos básicos de Nossa Doutrina.

Acreditar que precisamos de complementos para nossos Trabalhos é considerar que a Clarividente falhou, deixando lacunas a serem preenchidas com outras filosofias similares e manipulações energéticas de outras correntes.

Com certeza o estudo de outras técnicas tem um ponto positivo: Leva-nos a compreender melhor nossas próprias técnicas. Pois analisando comparativamente vemos o quanto temos nas mãos e o quanto nossa Doutrina é completa!

Porém, enxertar técnicas complementares, por mais delicadas que sejam, fere a integridade, porque o Vale do Amanhecer, embora seja dinâmico, possui uma base inalterável, trazida diretamente dos planos espirituais, que não dispõe de espaço para adaptações, nem acréscimos que difiram da sua estrutura básica.

Torna-se indispensável, portanto, a vigilância de todos verdadeiramente comprometidos com a fidelidade doutrinária, para que a diversidade seitista e sutil da invasão de teses estranhas não predomine no seu campo de ação, terminando por asfixiar a planta boa, cuja mensagem dispensa as propostas reformadoras, caracterizadas pela precipitação e pelo desconhecimento dos seus ensinamentos.

Preservar a Doutrina de perigosas inovações da “Nova Era” é ter a segurança de que Tia Neiva não falhou! Deixou um sistema completo, dinâmico, mas com bases sólidas, fortes e completas.


terça-feira, 16 de abril de 2013

As nossas vidas são conquistas de Reencarnações atravez do Amor


Salve Deus!
Peço permissão para entrar em seu coração!
As nossas vidas são conquistas de reencarnações movidas através do sentimento, do amor, mas principalmente da razão incondicional que rege esta faixa terrestre. Conforme vamos aprendendo a nos comportar diante da nossa natureza cármica vamos ganhando o direito a nossa libertação que resulta na aproximação do verbo divino na sua estrutura biológica e espiritual.
Eu sei que para muito ainda é difícil compreender aqui na terra a sua dor, porque os seus sentimentos ainda não se afinaram para Deus e isso dificulta na reformulação do contexto evolutivo da nova era. Eu posso ser bom, eu posso fazer caridade, eu posso tudo, mas se não mudar a índole da minha jura transcendental de nada valerá esta evolução. A evolução pode ser terrena também, como a conquista da materialidade, mas a dispendiosa falta de sintonia com o invisível plano acoberta silenciosamente a sua estrutura existencial.
Hoje eu digo que sou bom, mas e o ontem como direi no futuro!
É muito complexa a nossa vida, ela é cheia de altos de baixos, porque se uma hora eu estou de bem em alguns segundos já estou distorcendo a realidade com baixo padrão do pensamento. Vemos isso diretamente no comportamento humano e em várias situações que se empregue o coração. Mudar de sentimento não é tão fácil assim não, porque envolve a transformação da couraça blindada pelas dezanove reencarnações que formaram uma estrutura imbatível por onde a luz não penetra. Graças a Deus que hoje já temos indícios dela penetrar nos vales negros da incompreensão.
Você já sabe o que é os vales negros da incompreensão!
Eu pedi licença ao meu sol interior para servir ao meu sacerdócio de todas as maneiras e formas possíveis, mas em contrapartida tenho no meu alicerce a minha divida cármica que me cobra a ficar com os pés no chão. Vejam que quando alguém começa a sublimar, pensando ser santo, logo vem às pauladas do destino recompondo seus pensamentos e direito de escolha. É assim que o mundo espiritual garante nossa permanência neste planeta, a dor resulta num calmante necessário ao bem espiritual.
Eu estive recebendo aqui esta noite uma visita pela qual poderia até dizer, foi uma aula doutrinária. Este espírito veio com ideias afins de métodos tradicionais que estudara em sua caminhada, mas tudo apagado, tudo trancado a sete chaves. De nada valerá o seu conhecimento sem que ele manipule as forças do seu coração. A obsessão pela ideia fixa de aprender e não desenvolver a sua mediunidade trás ao seres humanos doenças gravíssimas que elevam sua taxa de compromissos consigo mesmos, alterando a sua formação religiosa, e muitas vezes até perdendo sua crença em determinada fé. Isso é indicio de perturbação emocional, o que requer a desintegração das ondas cerebrais por meio de choques da consciência com a inconsciência. Eu vejo que tudo se altera e tudo pode mudar de lado, porque nada sem faz sem que tenhamos condição para isso.
Viver nesta faixa perigosa de compromissos além terra é viver o seu mundo astral diretamente na sua formação espiritual. Eu digo que ainda sou um sofredor buscando a minha paz interior. Nunca irei contradizer a minha missão pelo fato de ir ou vir, mas sei que ainda preso pelo calcanhar eu sofro as minhas dores milenares. Mas e porque eu faço isso, irão me perguntar! Pelo simples fato da missão do jaguar não morrer na praia. Temos que ir buscar entendimento para as novas reações de evolução, sim, porque não podemos parar estacionar e ficar pedindo o pão nosso de cada dia sem ao menos merecer. O trabalho mediúnico é como um passaporte para chegar ao além, muito além da conceção mental física. Muitos me julgam pelo simples fato de trazer, de mostrar, mas quem em sã consciência faz isso agora. Tia Neiva reencarnou para novamente formar seu canto neste encanto e assim voltar a ensinar o evangelho de Jesus. Esquecemos dela por enquanto para que sua luz não seja alcançada e assim quando for chegada à hora tudo irá se renovar.
Se Lembrem, meus mestres, ela já está entre nós e vamos poder testemunhar a sua força espiritual nesta nova era. O silêncio do mundo espiritual está preparando o seu retorno ao nosso convívio. Seta Branca nosso Pai é quem ordena a cada um o seu compromisso espiritual.
Eu estou rodeado pelo espírito santo na força de Sabá e do povo de Iara que se desloca como um arco íris levando os eflúvios luminosos da sua elevação. Iara, meus mestres, é como um lindo arco íris de Deus, um rosário de luzes que enfeita o nosso aledá. Ela se projeta diretamente sobre seus filhos trazendo a esperança e o amor incondicional.
UM ARCO IRIS DE DEUS! Salve Deus Iara de Deus, de Jesus e Seta Branca nosso Pai!
Graças a Deus que temos esta mãe em nosso coração!
Salve Deus!
Adjunto Apure

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Prana


Na Linha Oriental, o prana é o fluido ou energia cósmica prima, universal, fora do espectro eletromagnético, existindo no plano subtil e se constitui na força vital do Universo. O termo significa sopro ou hálito, e foi usado pelos Vedas para designar as várias manifestações da vida ou das energias vitais.
Compondo o corpo subtil do indivíduo, regulando suas relações internas e externas, o prana não é uma forma particular de energia, mas sim a essência última de todas elas. Calor, luz, eletricidade, gravidade, enfim, todas as forças que agem na matéria, em suas múltiplas atividades, são expressões do prana.
Os gregos denominavam-no “éter”, e os pesquisadores modernos o chamam de BIOPLASMA. Envolve e permeia os tecidos mais densos do corpo, agindo de forma inteligente e propositada, controlando a atividade de cada molécula da matéria viva, transportando o princípio da vida de um lugar para outro. Energiza, supervisiona e purifica os neurónios, sustentando a área subtil e vivificante do mesmo modo que o plasma sanguíneo sustenta a parte mais densa.
Além do prana único, existem energias prânicas particulares, geradas pela sua diversificação, que atuam em todas as funções orgânicas e psíquicas do Homem - pensamentos, sentimentos, perceção e movimento.
O prana tem sua sede na cabeça e governa todas as atividades cerebrais superiores, tais como as da mente, da memória, do pensamento e das emoções. O prana regula o funcionamento fisiológico do coração, penetrando no sangue e controlando a oxigenação de tecidos e órgãos vitais. O sistema nervoso extrai o prana de um tecido envolvente, uma essência bioquímica de natureza altamente delicada, que existe em nível molecular ou sub-molecular, localizada especialmente nos órgãos, que estão interligados com o cérebro através de conexões medulares, na espinha dorsal.
Esta ligação é ativada e equilibrada pela ação da Kundalini(*).
O prana tem polaridade, podendo ser acumulado, transformado e conduzido. É absorvido de diversas fontes, principalmente do Sol, do ar e dos alimentos, atuando através de um mecanismo cujo ritmo coincide com o da respiração pulmonar. Quando inspiramos, absorvemos prana; ao expirar o distribuímos pelos vários órgãos do corpo subtil, pelos nervos sutis - chamados nadis - e ele é armazenado nos chacra, para que, conforme as necessidades, seja liberado para todo o organismo psíquico.
A quantidade de prana absorvida pelo organismo é variável e determina a capacidade energética do Homem. Em ambientes tranquilos, sem poluição, ensolarados, criam-se condições para maior absorção do prana.
Nos momentos em que se consegue harmonia mental, através da mentalização(*) também se obtém maior quantidade desta maravilhosa energia.
Assim, o prana não é, em si mesmo, consciência. É uma fina essência biológica que nutre o sistema recetivo da nossa consciência, que é o sistema nervoso, nosso contacto com a consciência universal. Ele é ativado pela Kundalini numa ação altamente energizante.
A corrente prânica é afetada pelas paixões e emoções, pela comida e pela bebida, pelos ambientes e pelo modo de vida; pelo desejo e pela ambição, pela conduta e pelo comportamento. Na realidade, depende de um sem número de estímulos, desde os mais fracos até os mais fortes, que acontecem ao Homem desde que nasce até o seu desencarne.
De acordo com nosso merecimento, às 6 horas da manhã recebemos uma grande projeção de prana, vindo do espaço, que nos fortalece para nossa jornada do dia e da noite.
Por isso se faz necessário ter-se uma vida moral e equilibrada, dentro da conduta doutrinária, em ambientes saudáveis, não por preceitos religiosos, mas, sim, por um imperativo biológico diretamente ligado ao prana.