sábado, 1 de agosto de 2015

Conduta Doutrinária



O tema mais recorrente em todas as mensagens provenientes de Pai Seta Branca, de Pai João de Enoque, e também nas Cartas de Tia Neiva, é CONDUTA DOUTRINÁRIA.

Mas o que será Conduta  Doutrinária? Até onde ela se estende? Existe um “manual” para sabermos como agir?

Salve Deus!
Meus irmãos e irmãs, muitos exploram este tema e filosofam em suas interpretações pessoais, quando o referencial para o entendimento é muito simples.

A Doutrina do Amanhecer não interfere em sua vida pessoal, excepto na questão da ingestão de bebidas alcoólicas e drogas. No demais, existem recomendações, mas qualquer mudança em sua vida deverá ser exclusivamente por sua escolha pessoal. Pregamos que as mudanças devem sempre vir “de dentro para fora” e jamais serem impostas por um “guia de conduta”.

A maneira como nos comportamos dentro do Templo é o factor fundamental da Conduta Doutrinária, pois estamos ali em nossa Individualidade!

Porém não é só isso! Não é só dentro do templo! E sabe por quê? Porque você é reconhecido como médium “lá fora”, como membro da Doutrina! Por isso Tia Neiva subtilmente escrevia nas cartas e pedia em suas aulas para que percebêssemos que seríamos exemplos para as outras pessoas.

Tia Neiva afirmava “é caridade dar satisfação ao seu vizinho que não sabe de seus reais pensamentos”.

Também registou Mestre Humarran: “O sexo não é como o álcool que deteriora os poderes do nosso sol interior, porém conforme a conduta deforma e desmoraliza o destino do missionário”.

Isso falando directamente de sexo... Mas quando o médium é um líder, ou uma líder (um Adjunto, uma Primeira, um Instrutor, uma Regente, um comandante ou mesmo a Ninfa de um Adjunto), tornam-se ainda mais incisivas as recomendações:

Não causar ansiedade para os outros, pelas acções do seu corpo, pelos pensamentos de sua mente ou por suas palavras”. (Tia Neiva em 17 de maio de 1978)

Vejam a seriedade! Nossas atitudes, gestos, palavras e até mesmo pensamentos, não devem gerar sequer ansiedade perante os componentes ou aqueles que depositam em nós suas esperanças!

Procure assumir seu compromisso de família com amor, mesmo à distância dos mesmos ou quando, por incompatibilidade, se afastar da esposa e filhos”. (Tia Neiva em 17 de maio de 1978)

Novo alerta, ainda na mesma carta, ressaltando os valores familiares! Este será o tema do próximo texto: valores familiares!

Sem estender-me mais: Conduta Doutrinária para um(a) líder é o conjunto de suas ações, palavras e pensamentos, de maneira a servirem de exemplo para os que nos cercam.
Kazagrande

O escândalo distancia o missionário de sua missão. Também o homem em sua mente deformada, deturpa os fatos e as coisas. (Mestre Humarran)

Kazagrande