sexta-feira, 13 de setembro de 2013

100.000 Visitas


Hoje foi ultrapassada a marca das 100.000 visitas!

A TODOS os nossos amigos, leitores e visitantes do Inconfidências
o nosso muito obrigado.

Vocês, afinal, são a razão deste trabalho.
Obrigado pela oportunidade que me dão de diáriamente poder estar aqui a compartilhar
a Doutrina do Amor, da Humildade e da Tolerância.

Acreditem, que o que eu aprendo, e o que recebo, é muito superior
ao que eu dou. 

Salve Deus!

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Jaguar


O mundo sofre muitas transformações desde sua origem. Muitos acontecimentos históricos foram registados por aqueles que o viveram de perto, porem registos estes que sofreriam da limitação percetiva daqueles que o observaram.
Nossa imaginação tende a influenciar diretamente naquilo que a gente presencia, isso é notório nos dias de hoje com qualquer ser humano. Os costumes e as culturas mudaram muito e aumentaram com o crescimento populacional, mas o ser humano é exatamente o mesmo, com as mesmas capacidades de antes. Por exemplo; se hoje devêssemos falar de uma religião há qual não pertencemos, teríamos em nossos registos, na melhor das hipóteses, palavras de respeito, mas não de admiração, pois só participamos daquilo que de alguma forma admiramos.
Agora se fossemos falar de nossa religião, talvez, exageraríamos em tantos elogios que faríamos para tal.
Antigamente a religião era pouco explorada do ponto de vista racional, pois apenas uma pequena parcela da humanidade dispunha de estudos e conhecimentos filosóficos. Hoje a realidade é totalmente diferente, tendo grande parte da população como estudiosos e pensadores, porem a incapacidade de se explorar racionalmente as religiões é praticamente a mesma.
As pessoas julgam e condenam a fé alheia, desperdiçando um precioso tempo que teriam para viver a sua própria fé e transformar através dela sua própria vida. O Jaguar tem um papel crucial nesta nova era, não coincidentemente a humanidade levou mais de trinta e dois mil anos para chegar há pouco mais de dois milhões e meio de seres humanos no mundo e apenas duzentos anos para chegar a sete biliões, e agora o Jaguar se faz presente.
E a pergunta que deve ser respondida pelo Jaguar é; qual é o seu papel? Todo Jaguar que souber responder a esta pergunta irá saber também cumprir sua missão. O Jaguar esta na terra para atender aqueles que o procuram e buscar, quando solicitado, aqueles que se desesperam.
O Jaguar deve abrir as portas da casa de Seta Branca rigorosamente todos os dias, em horários específicos, pois toda a espiritualidade se movimenta nos planos superiores para mandar nestes horários a corrente de ligação entre o Céu e a Terra. O Jaguar deve atender a todos, sem distinção, fazendo sempre o bem sem olhar a quem. O Jaguar tem que entender que este é o seu compromisso e sua missão, que levará até ele tudo o que ele precisa para sua evolução.
O Jaguar é um ser em busca de luz, que ainda possui carma, mas não desanima pelas suas dores, pois sua mãe o encorajou e o preparou para que hoje ele tenha a força de um missionário. Meus irmãos; nossa missão é grandiosa e o nosso conhecimento e poder não podem ser usados para se envaidecer, e sim para atender com todo o nosso amor, àqueles que necessitam de nossa luz.
A luz que hoje cura e leva compreensão a todos que chegam à casa de Seta Branca em busca de socorro, não pertence a nós, ela foi confiada por Deus as nossas mãos, que foram preparadas por nossa Mãe Clarividente.
O Jaguar mais que ninguém, deve entender e respeitar as diferenças religiosas, pois não existe religião boa ou ruim, existe a religião que nos alimenta, nos ilumina e nos completa, esta é a religião perfeita e a que devemos pertencer.
Cada um neste imenso planeta recebeu uma vida de presente, uma grandiosa oportunidade que foi concedida por Deus para virem aqui e cumprir algo, respeitemos todas essas missões que são desenvolvidas no plano físico. Toda missão, toda palavra, todo gesto, todo pensamento, toda atitude que tiver consigo o esclarecimento do amor, não importa a missão, a palavra, o gesto, o pensamento, a atitude, todas estas servem ao mesmo Deus, porem com propósitos momentaneamente diferentes. Koatay 108 pisou nesta terra e deixou a sua marca, o Jaguar.

Tem quem acredite que daqui ela se foi, mas se enganam, pois todas as vezes que um Jaguar bem harmonizado e em sintonia com Deus leva a cura há um desesperado ele carrega consigo os ensinamentos e a presença de Koatay 108.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Polaridade

                                             Polaridade

A polaridade indica a diferença de potencial energético entre dois pontos. Há sempre necessidade desses dois pontos - polos - para ser gerada uma força, que é o movimento da energia.

 
Na Terra, intensos movimentos magnéticos ocorrem entre o Polo Norte e o Polo Sul, agindo sobre inúmeras atividades do planeta.
 
A ideia de positivo e negativo é simplesmente para indicar o que tem maior força de uma natureza e o que tem menor. Nada existe de pejorativo quando, na nossa Doutrina, aprendemos que o Homem é polo positivo e a Mulher é polo negativo, tanto faz que sejam Doutrinadores ou Aparás, pois, com isso, estamos entendendo que o Mestre tem maior carga magnética animal e a Ninfa a tem em menor quantidade, com um plexo mais suave e terno, mais harmonizado com os planos superiores, com o amor e a sensibilidade, enquanto o Homem é mais racional e violento, mais submisso às forças da Terra.
 
Por isso não deve a Ninfa Lua trabalhar com uma Ninfa Sol, embora possam trabalhar dois mestres - um Sol e um Ajanã, pois estes constituem uma dupla de pólos positivos, isto é, mais fortes e resistentes aos impactos de poderosas forças que podem atuar durante um trabalho, o que seria desastroso caso agissem sobre os plexos de duas ninfas, com plexos mais sensíveis.
Na China antiga existiu um sábio – Fu-Hi – que estabeleceu diversas teorias que muito influenciaram as linhas orientais. Ele observou a alternância do dia e da noite, do frio e do calor, da luz e da escuridão, concluindo que toda força chega ao ápice e então se transforma numa força igual e contrária. Assim, o bem traria em si o mal. Fu-Hi listou grande número de oposições de forças em duas categorias e disse que, ao nascer, o Homem teria dois tipos de energia, divididas entre as partes frias e quentes do seu corpo: Yin e Yang. Ao se tornar adulto, a energia quente - Yang -  já se concentra na parte superior do corpo, envolvendo as partes vitais: o cérebro, os pulmões, o coração e o fígado; a energia fria - Yin - já se localizou no baixo abdômen, nos genitais e nas pernas. Para existir a polaridade, observam-se os opostos: Yang - a energia masculina, luminosa, solar, ativa, resistente, dotada de claridade, calor, plenitude, positividade, ascendente e ativa, como o fogo - contrapondo-se a Yin - com as características femininas, da água, fria, profunda, obscura e passiva, flexibilidade, passividade, doçura, fragilidade, vazia e negativa.
 
A transformação rítmica e manifestação alternada dessas duas linhas marcariam a nossa vida:
 
Yang x Yin;                                                              Sol x Lua;
Céu x Terra;                                                             Dia x Noite;
Calor x Frio;                                                            Rígido x Flexível;
Rápido x Lento;                                                      Exterior x Interior;
Cheio x Vazio;                                                        Subida x Descida;
Superficial x Profundo;                                         Movimento x Repouso;
Centrífugo x Centrípeto;                                       Expansão x Contração;
Leve x Pesado;                                                        Masculino x Feminino;
Animal x Vegetal;                                                  Criativo x Recetivo;
Insónia x Sonolência;                                             Otimismo x Pessimismo;
Alegria x Tristeza;                                                  Coragem x Medo;
Circulação Arterial x Circulação Venosa;          Dorso x Ventre;
Espasmo x Flacidez;                                              Atividade Mental x Estrutura Material;
 
Sistema nervoso simpático x Sistema nervoso parassimpático;
Processos agudos x Processos crónicos; etc.
 
Existe, ainda, uma escala de vibrações superiores e inferiores, que influenciam nosso padrão vibratório por sua polaridade, gerando situações que podem envolver nosso plano mental de forma construtiva ou destrutiva.
 
A polaridade se mantém em uma permanente intermutação, fazendo com que nada seja completa ou definitivamente Yang ou Yin, obedecendo ao princípio – Tao – de conflito, harmonia e complementaridade dessas duas forças.
 
A cada dia nossas responsabilidades estão aumentando e, por isso, é preciso ficarmos cientes da vida fora da matéria. É muito fácil o espírito dela se compenetrar, porém não é fácil se adaptar!
Nos mundos espirituais ou mundos fora da matéria, a vida se compõe de positivo e negativo, isto é, homem e mulher.
O espírito do homem continua homem e o espírito da mulher continua mulher. Apesar de ser afirmado por alguns iniciados que o espírito não tem sexo, os meus olhos dizem o contrário.
A adaptação do Homem na vida fora da matéria é difícil porque sente muita saudade de suas coisas e dos seus entes queridos, nas suas conceções másculas de Homem terreno, isto mesmo com o amor dos puros (força de expressão).

Os espíritos libertos vivem em suas dimensões e se amam... Se amam com a ternura dos anjos!” (Tia Neiva, 26.6.65)

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Charme ou Centelha Divina


CHARME OU CENTELHA DIVINA
            Salve Deus!

            Se existe um assunto delicado,  Complexo e ao mesmo tempo cativante é sobre o Charme.
            Para podermos falar sobre esse assunto é necessário algumas considerações, o que é, o que representa e qual é sua função.
            Para ciência, oficialmente o ser humano é composto de células perfeitamente organizadas funcionalmente e regido pelo cérebro. Então temos no ser humano um sistema biológico físico e outro emocional ou psicológico.
            Para nossa doutrina além desses dois aspectos temos ainda a alma, o períspirito e o espirito. Sendo que o ser o humano além do sistema físico e psicológico há outro ainda mais importante que é  o espiritual.
            A ciência diz que os seres vieram de uma longa caminhada evolutiva. Há algumas linhas de pensamento que atribui essa evolução de descarga cósmicas, cujas centelhas elétricas deram origem ao Acido-Ribonucleico contido nos vírus, e o ácido desoxirribonucleico que formam o DNA elemento orgânico que contem as informações dos seres e que são passados de gerações a gerações no processo evolutivo.
 Das formas amebianas ao  homem de Pequim,  Sinantrophus pekineneses  há aproximadamente 400.000 a 800.00 anos de Cristo, também chamado de homem erectus; essa cadeia Darwiniana se rompe no que a ciência chama de Elo perdido que é  justamente a definição do ponto que limita o ser humano  dos primatas, do homo sapiens.
                Fugindo a essa questão cientifica nossa doutrina nos diz que nossa história, enquanto seres conscientes, (diga-se consciência de ser e estar)perde-se nos corredores do tempo, e nos fala de seres vindos de Capela chegaram ao planeta terra para fazer a cultura dos habitantes que aqui haviam. Porém esses seres não tinham o terceiro plexo, ou plexo físico. No conhecimento que esses seres tinham foi necessário constitui-los desse plexo físico. Vieram equipados com um plexo físico adaptado para as condições severas do planeta e seus habitantes. Tanto animais quanto seres humanos que aqui haviam.
                Houve  uma miscigenação entre essas raças  a qual fez com que os Capelinos perdessem suas heranças celestiais e assumem as humanas ou terráqueas. Na Gênese de Moisés encontramos uma referencia desse fato:
                “E Viram os filhos de Deus , que as filhas dos homens eram formosas, e tomaram para si de todas que escolheram, lhe nasceram filhos, que são os gigantes ou Neflins da antiguidade”.
                Então o Charme ou Centelha Divina como elemento acolhedor de informações que dão origem a personalidade é tão antigo quanto o ser humano.
                Segundo Tia Neiva, enquanto o individuo está encarnado o charme está localizado logo abaixo da pele e  ele sustenta o homem. Durante a vida do homem o charme retém as informações de sua existências, suas atitudes , se boas ou más.
 Após o desencarne o charme ou centelha divina não volta a sua origem. No local onde o homem é enterrado ele paira por cima da sepultura como se fosse uma névoa branca. Se as ações daquele homem foram boas, os médicos do espaço a utilizam para a cura. Também quando alguém passa por onde a pessoa viveu  e recebe uma cura a própria espiritualidade atesta aquela cura, pois é a afirmação que aquela pessoa soube manipular suas forças ou charme.
                É através desse charme que os  nossos cobradores nos encontram e é realizado o reajuste. Em cada encarnação o ser humano acumula informações e experiências na sua jornada na busca da evolução de seu espirito. Cada encarnação é conduzindo pelo espirito essas experiências da personalidade. Como afirmava o primeiro Mestre Sol Trino Tumuchy, a alma é a sede de nossas emoções. A alma, a psique, pisicossoma , acumula informações a partir do nascimento. No quarto mês de gestação a centelha divina. O Charme é “soldado” ao feto, ali estão registradas todas as informações necessárias para que o espirito cumpra aquela encarnação. A espiritualidade criou um mecanismo perfeito para essa cobrança. Por isso, num período de oitenta a oitenta dias, muda se a roupagem do encarnado, ou seja, ele vive uma de suas vinte uma encarnações, permitindo assim, que ele faça o reajuste cármico ou transcendental com cada espirito que ele feriu ou ferido.
                Quando falamos em charme estamos falando o mesmo que heranças transcendentais, e são as consagrações que nos permite alcançar essas heranças.
 Porém, sem o charme e os plexos seria impossível alcançar a realização e os reajustes transcendentais. Desses plexos, o plexo vital emite energia para alimentação e sustentação dos outros dois... Micro e macro plexo.
                A Alma ou micro plexo é a sede dos sentimentos, ela recebe e emite as vibrações, registras as emoções. A alma recebe, alberga e emite a individualidade transcendente e é através da alma que reside o centro de nossas decisões. Tem força imensa e é atraída pelas coisas materiais.
            O macro plexo é o molde espiritual que dá forma ao espirito, ele determina a roupagem é condutor das energias que migram entre a alma e o espirito. O macro plexo guarda todas as informações adquiridas pelo plexo físico e o micro plexo. Poderíamos fazer uma analogia comparativa dizendo que A alma seria as velas do navio, o corpo físico toda a estrutura física do navio e macro plexo ou períspirito o leme e o timão.
 É intocável, atua na linha evolutiva da razão.
            Muito embora, haja três plexos, como no exemplo acima, reagem e atuam em conjunto. O corpo humano é um organismo biológico constituído por estrutura celulares orgânicas revestidos de uma alma (micro plexo) e do períspirito (macro plexo), o plexo físico é deteriorável, porém, os outros dois são formados por uma estrutura morfológica etérica, cuja constituição, estão  livres das amarras do corpo físico caminham sem espaço e sem tempo. O espirito sofredor tem seu macro plexo apagado segundo Tia Neiva.
            Terminando: O charme é colocado a partir do terceiro mês de gestação e fica ligado ao encarnado até que a missão do ser neste terceiro plano esteja concluída,quando os médicos do espaço cortam essa ligação. O corpo físico sem a assistência ou energia desta centelha divina definha e deixa de ser funcionar ,cessando o que chamamos de vida orgânica . Num ciclo continuo, não eterno conduz o espirito a sua origem evolutiva colonizada.
            Gilmar

Adjunto Adelano

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Carma


À medida em que o médium se desenvolve, vai caminhando para dentro de si mesmo e descobre um intrincado conjunto de fatores que complicam sua jornada - o Carma, que, em sânscrito, significa "ação".
No Carma se projetam obstáculos provenientes de nossas experiências mal sucedidas ou incompletas em outras vidas, sendo a consequência da Lei de Causa e Efeito, que preside todos os nossos atos. Na verdade, temos que ter a consciência de que devemos pagar tudo quanto devemos por ações transcendentais bem como por aquelas que criam um carma adicional pelo mal cometido nesta reencarnação. Por isso nossa preocupação com praticar boas ações, levar a felicidade aos outros, enfim, buscarmos sempre fazer o Bem em todos os momentos de nossas vidas.
Infortúnios, doenças, crises morais e materiais, desastres, enfim, tudo o que foi planeado para nossa reencarnação no sentido de resgatarmos, da forma mais completa, nossos erros do passado, de forma inexorável, compõe o nosso Carma. São fatos pelos quais teremos que passar, obrigatoriamente, nesta vida, dificuldades que se sucedem como que em forma cíclica, buracos cavados por nós mesmos, nos quais teremos que cair. Pela influência do Carma, cada um de nós tem uma apreciação diferente para o mesmo fato. Por isso cada um tem uma visão particular do nosso mundo.
Existem muitas linhas que definem nossa vida neste plano como somente dores e sofrimentos, com a glória de alcançarmos planos superiores por compensação de nossa existência dolorosa. De nada, então, nos serviriam o amor e a caridade, e não haveria como alimentar nossas esperanças de momentos melhores. Nossa vida seria, deste modo, sentença terrível de um deus desnaturado.
A Doutrina do Amanhecer nos ensina que nossa trajetória foi planeada por nós mesmos, quando, na confeção do nosso plano reencarnatório, colocamos as provas e reencontros, as cobranças e os reajustes através dos quais, fortalecidos pelo amor, pela tolerância e pela humildade, buscaríamos nossa elevação espiritual, a caminho da Luz. Pela misericórdia de nosso Pai Celestial, nos foram dadas condições para atenuar essas quedas, tornar menos contundentes esses buracos, enfim, de diminuir nosso sofrimento pela evolução de nosso espírito. Assim, muito dependerá de nós mesmos - de nossos sentimentos, de nossos pensamentos, de nossas ações e de nossas palavras - aliviar o nosso Carma, conscientemente analisando as reais consequências das escolhas que fizermos em nossa jornada. Ou, caso contrário, se não quisermos evoluir, aumentamos nosso carma e passamos por maiores dores.
Quando vemos um pai que castiga seu filho por um erro que este cometeu, isso não significa que aquele pai não tem amor pelo filho. Na verdade, isso mostra que o pai está preocupado com a caminhada do filho, e está sendo enérgico da demonstração dos erros. Na nossa jornada, nosso carma é fruto dos nossos próprios erros, e é por eles que, pela Lei do Retorno, temos nossos sofrimentos. Assim, as dificuldades por que passamos são as reparações de nossos erros do passado, e não significam que Deus não nos ama. Ele, apenas, nos ensina e nos dá a oportunidade de os repararmos.
Na carta de Paulo aos Gálatas (6, 7) nos é dito: “Não vos iludais. De Deus não se zomba. O que o Homem semear, isso colherá!”
Quando se usa a mediunidade dentro da Lei do Auxílio, nos juntando a grupos que realizam trabalhos evolutivos, são geradas forças que transmutam as ligações cármicas, e passamos a ter todas as condições para nossa auto-transformação, alterando de forma positiva nosso carma, isto é, melhorando as condições físicas, morais e espirituais de nossa encarnação, amenizando nossos vínculos com o passado e beneficiando a muitos irmãos, encarnados e desencarnados.
Quando, de alguma forma, fazemos o mal, agindo sob o impulso de falsos conceitos, fora da conduta doutrinária, quando usamos qualquer meio para prejudicar alguém física ou moralmente, estamos agravando nosso carma, nossas dificuldades.
É no Centro Coronário que se originam as manifestações e os registos que marcam nossa sensibilidade e envolvem, no físico, nossa atuação em encarnações passadas, refletindo-se no presente - nosso carma. Pela manipulação de energias, o Centro Coronário emana fluidicamente a alma, alimentando-a com irradiações energéticas, estimulando, vitalizando, gerando o BEM e o MAL, formando o carma pelas consequências felizes ou infelizes de nossos atos, pensamentos e palavras...
Há várias maneiras de nos colocarmos num sistema evolutivo de vida. Na Doutrina do Amanhecer encontramos um imensurável repositório de forças desobsessivas, e aprendemos a manipulá-las harmoniosamente, em trabalhos e rituais, de forma progressiva, atenuando nosso carma e beneficiando a todos, fazendo com que, pela nossa evolução espiritual, possamos nos libertar dessas influências transcendentais.
O carma não é castigo e, sim, uma forma de evolução, de aprendizado para o nosso espírito encarnado. É o nosso reajuste connosco mesmo e com a Espiritualidade Maior. Quando vivemos as várias experiências de uma existência, nossa consciência as regista de forma imperecível, no perispírito, passando-as para nosso espírito e compondo o carma de uma nova reencarnação.
A Lei do Carma ou de Causa e Efeito é regida pelo princípio de que a semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória, isto é, a cada ação nossa, a cada maneira de ser, corresponde uma reação proporcional que retorna para nós mesmos. Quando cometemos um mal contra alguém, não é suficiente pedirmos perdão, pois a ação que praticamos causou um ferimento espiritual e gerou nosso comprometimento com alguém, o que nos enquadra na Lei de Causa e Efeito, a Lei do Carma, que nos rege tudo e a todos.
Na Epístola de Paulo aos Gálatas (6-1 a 5) há o ensinamento: Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado. Levai as cargas uns dos outros e, assim cumprireis a lei de Cristo. Porque, se alguém julga ser alguma coisa, não sendo nada, a si mesmo se engana. Mas prove cada um o seu labor e, então terá motivo de glorificar-se unicamente em si e não em outro. Porque cada um levará o seu próprio fardo.
Temos que aprender a reconstruir nossa vida em função do conhecimento de nossa jornada cármica, buscando melhorar nosso relacionamento pessoal, profissional, amoroso e familiar, considerando passageiras todas as situações adversas e inquietações que nos aflijam; trabalhar na Lei do Auxílio independentemente de questões físicas ou materiais; projetar de forma positiva as forças do amor, da tolerância e da humildade, buscando o equilíbrio e a harmonia com os nossos Mentores.
Devemos nos policiar, sempre atentos à nossa consciência, entendo e aceitando as dificuldades que enfrentamos, prestando atenção nos quadros que nos envolvem, mantendo inalterada nossa intenção de progredir, sabendo que o futuro está sendo construído no presente, e estamos sujeitos, permanentemente, à ação de obsessor e cobradores que procuram nos desviar para os abismos ameaçadores de nossa estrada.
Tia Neiva fez muitas cartas individualizadas, esclarecendo a jornada de cada um, para melhor orientação e consciencialização dos reajustes cármicos. Eis um exemplo, em que o nome do destinatário foi oculto: Salve Deus, meu filho (....)! Você é um espírito espartano que se destacou pela força e coragem. Percorreu as planícies macedónicas na conquista de novos mundos e civilizações. Em Roma, foi Centurião, e impunha respeito pela força. Fez muitas desordens no Egito, provocando a queda da rainha e exterminando com a civilização egípcia. Na França, participou ativamente na batalha da queda da Bastilha. Quando Cigano, acompanhava Natacha e era, então, inteligente, astucioso e muito dinâmico. Foi deportado, no império de Dom Pedro, quando se perdeu nas desapropriações de direitos, desviando-se de suas obrigações e responsabilidades. Veio, então, no Angical, onde foi severo senhor de escravos, homem de grande fortuna e inteiramente voltado para os vícios e prazeres mundanos, jogos, bebidas, danças e roubos. Gostava de conquistas amorosas, sendo o causador de desajustes em muitos lares, e a cada dia destruindo seu próprio lar. Teve que fugir e abandonar toda a sua riqueza, porque, na Abolição, os negros libertos, que tanto haviam sofrido em suas mãos, queriam matá-lo. Sempre foi um espírito de fortuna e até hoje não se conforma com a riqueza perdida. O que possui é concedido pela Providência. Procure não fazer inimigos, para não aumentar sua bagagem cármica. Destruiu toda a sua família e, por isso, sua principal missão, hoje, é se recuperar e se reajustar com seus familiares, que são os mesmos do passado. Procure cultivar e conservar tudo aquilo que Deus lhe concede a cada instante e, com a força do seu amor, vencerá mais esta batalha difícil do seu carma. Pai Seta Branca está lhe dando especial assistência e proteção, para que possua sempre, em seu íntimo, a paz e a tranquilidade, mesmo em meio às dificuldades que são comuns a todos nós que peregrinamos na Terra. A Mãe, em Cristo Jesus, Tia Neiva.
Pela força do nosso carma, muitas vezes nos aproximamos de alguém e sentimos um impacto desagradável, apesar de ser um primeiro encontro – pelo menos nesta vida! – e não entendemos essa estranha sensação de antipatia. É fruto da situação cármica, vibratória, que nos envolve na presença de um outro espírito com o qual termos reajustes a fazer, base desse fator muitas vezes avassalador que nos torna antipáticos sem qualquer motivo aparente. Isso é fato comum em nossa jornada, e precisamos estar atentos para contornar a situação sem agravar os atritos e, por conseguinte, agravar o nosso carma.
Tia Neiva sempre nos ensinou que, ao trabalharmos na força da Alta Magia, recebemos uma força magnética extra que nos ajuda em nossas passagens cármicas.

  • Deus não castiga nem premia. Dentro desta vida, nossos atos, são praticados por nós mesmos. Nós nos auto-punimos, nos auto-castigamos, nos auto-elogiamos e nos auto-engrandecemos.
É preciso perceber que o orgulho e a vaidade nos levam a nos colocarmos em posições, às vezes, querendo substituir o próprio Deus. Mas devemos nos lembrar que não foi Deus quem fez isto ou aquilo, mas nós é que estamos fazendo a partir da obra que somos deste próprio Deus.
O limite de nossa ação é a nossa própria vida. Ninguém recebe além daquilo para que foi preparado para fazer. Todos nós temos o nosso roteiro de vivência e nada acontece por acaso, senão pela atração do charme e das linhas cármicas. Tudo está programado em nossas vidas.
Nada há que nos faça deixar de recorrer a Deus pelo fato de estarmos em falta, porque Deus é bondade e só nos traz a luz. A todo momento podemos recorrer a Deus, porque, sem a energia divina, deixaremos de existir.
Mas é preciso abrirmos a oportunidade para que esta energia se manifeste. Se fecharmos os olhos de nossa alma e não estivermos conscientes deste Deus, a energia não penetrará em nós! (...)
O que vamos fazer no futuro depende do que estamos fazendo agora. Então, a Eternidade está sendo vivida neste instante. Tudo que quiserem, tudo que desejarem alcançar, poderão pedir a Deus neste instante.
Vamos, pois, cuidar da nossa vida com esmero. Temos um sistema planetário, herança transcendental, coisas verdadeiras trazidas para nós, às quais teremos que corresponder.
Vamos viver, portanto, com intensidade, porque nós poderemos modificar todo o nosso destino, numa concentração dentro de um processo evangélico como, por exemplo, uma Contagem. (...)

É com o coração que nós temos que aprender. Não adianta mergulhar mais fundo do que aquilo que podemos ir. Temos que saber qual é o nosso tamanho. E não esqueçamos, nunca, que enquanto não liquidarmos com as coisas que estão ao nosso alcance, as coisas do nosso carma, não entenderemos a voz de Deus, que nos fala através de mil mensagens a cada dia!” (Mestre Tumuchy)