terça-feira, 2 de abril de 2013

Entrevista com Tia Neiva


"Meus filhos, muitas vezes suas tolices de pensamentos me atingem em cheio, mesmo com todo este acervo que você tem. Mas o meu amor é tão grande, que mesmo nos mundos por onde ando, mundos eternos, onde as razões se encontram, onde caem os falsos preconceitos, o simples "chorinho de uma jaguar "mal amado", me desperta aonde quer que eu esteja.- Tia Neiva 27-04-1983).


1- Tia, o que é Deus?
Resposta-  Deus é natureza!  É a verdade viva e absoluta revestida de Luz. Deus é verbo, energia luminosa de ação e reação. Deus é o canto supremo, da Harmonia na expressão mais ampla da Justiça e do Amor. É Ciência, Força e Razão.

2- Tia, o que devemos entender por Corpo, Alma e Espírito?
Resposta- Nós sabemos que o Homem é composto de corpo, alma e espírito. O corpo e a alma são instrumentos do espírito. Na verdade, nós separamos todos, pois há uma independência muito grande de cada um. O corpo é uma projeção do espírito, uma vez que é o espírito que fabrica nosso corpo, de acordo com o tipo de carma por ele planejado. Do mesmo modo a alma é projetada segundo o espírito.O espírito é uma certa porção de energia individualizada,c constituindo-se uma parte de Deus, uma partícula divina.

3- Tia, na Doutrina Espírita o que representa a fé?
Resposta- Representa o dever de raciocinar com responsabilidade de viver, porém com amor e equilíbrio do seu Sol Interior. A fé é a determinação permanente de pensamentos construtivos.

4- Tia, o que pode nos ser dito sobre a matéria?
Resposta- A matéria não organiza, é organizada, sua função representa senão uma modalidade de energia esparsa.

5- Tia, o que é a Missão?
Resposta- Tua missão é o teu sacerdócio! Meu filho, existe em cada um de nós uma voz interior que nos alerta sobre o que devemos fazer.

6-Tia, na verdade, o que temos no exercício desta missão?
Resposta- Somos a força do Sol e da Luz: somos um povo esclarecido e temos o poder em nossas mãos e assumimos o compromisso de fazer de nossa missão o nosso sacerdócio, pleno de amor. O pão que alimenta nossos espíritos e nos dá a vida, é a força Doutrinária.

7- Tia, como é possível um jaguar assumir a missão para com os outros seres?
Resposta- É somente pela força do jaguar, nesta Doutrina do Amanhecer e na dedicação constante de nossas vidas por amor que podemos manipular as energias e transformar o ódio, a calúnia e a inveja, em amor e humildade, nos corações que doentes de espírito permanecem no erro.

8- Tia, no vale do Amanhecer, o que mais pode se dizer sobre a missão?
Resposta-Temos por missão nos tornarmos um instrumento eficiente, tanto no sentido passivo, como ativo, curando nosso próprio  centro nervoso físico, afetivo, mental e espiritual. Até tomarmos a verdadeira consciência de nos mesmos.

9-Tia, o  que pode nos ensinar sobra a Razão?
Resposta- Acima dos sentimentos está a Razão. nada nos impede de subirmos ao cimo da montanha pela Velha Estrada, porém, para quê? Se temos o roteiro exato da nova.
Meu filho jaguar, procure sempre a lógica do que vos digo, não raciocine por mim e si pelo que pode acumular.

10- Tia, qual a importância do equilíbrio da consciência?
Resposta- Nosso êxito ou fracasso, persistência ou fé, com que consagramos mentalmente o objetivo que devemos alcançar, depende unicamente do equilíbrio total de sua consciência.

11-Tia, pode falar mais um pouquinho sobre essas coisas?
Resposta- Meu filho, o fogo chega perto da sombra e não a queima, o teu pensamento acerca dos outros deve ser verdadeiro; aquele que quiser trilhar a senda, terá que aprender a pensar por si só.

12- Tia, o que significa no Vale do Amanhecer o termo "servir"?
Resposta- A potência de quem busca servir a seus irmãos não tem limites. O importante é quando saímos para servir. É a única tribo que trabalha fora do corpo. Quando chegamos perto de um espírito desequilibrado , com nossa energia nós o ajudamos. O  princípio de todo missionário é o trabalho, é a caridade sofredora, a caridade benigna, aquela caridade que o missionário faz sem leviandade, sem sublimação, às vezes se esquece até de Deus para servir ao seu semelhante.

13- Tia, o que posso entender, sem enganos, por "lei de Auxílio"?
Resposta- É a caridade benigna, a caridade sofredora. Filho, na Lei do Auxílio, quando  não conhecemos as ciências ocultas, por estar NA LINHA DA CARIDADE, achamos que nada acontece. nem tanto, filho. Juramos uma ciência e nada acontece sem razão. Na Lei do Auxílio é que conseguimos aliviar nossos  momentos cármicos. Com nosso trabalho espiritual podemos podemos nos evoluir e dar tudo de nós. É aliviando as dores dos nossos irmãos que curamos nossas dores e sofrimentos.

14- Tia, é necessário que realizemos os Trabalhos em condições superiores às nossas possibilidades?
Resposta-  O princípio da individualização, que o Pai Sea Branca nos colocou da necessidade de divisão deste trabalho para regularização e aperfeiçoamento da função, rege toda a evolução, sem a qual não há progresso.
Mesmo que você trabalhe desatinadamente, se não tiver regulamento de quem lhe rege, de nada valerá.

15- Tia, fale mais sobre o Trabalho mediúnico.
Resposta- Sim, filho, um trabalho bem dirigido na individualidade uma conduta doutrinária, podemos, então, ter certeza do fenômeno da cura ou progresso material na individualidade e na vida física.

16-Tia, desculpe insistir; mas, queria que a senhora falasse mais sobre a importância do do Trabalho mediúnico.
Resposta- Filho, todo trabalho trabalhado na hora certa, forma uma corrente inquebrantada. Foi respeitando os horários que consegui contar 108 Horários de meu trabalho: amor, tolerância e humildade. O mundo inteiro- ou todos os homens do mundo-  não conseguem o que sete homens na força cabalística podem fazer. 

17- Tia, se todos os Iniciados tem este Grande poder no Trabalho cabalístico, porque tantas disputa, inveja e vibrações negativas de um jaguar sobre o outro?
Resposta- Quando o Homem  aprender a trabalhar harmoniosamente, deixará de enganar a si mesmo sentindo-se injustiçado ou aguardando a compaixão sem justiça; a inveja e o ciúme são frutos da insegurança , o recalque é o sentimento dos que não tem capacidade de assimilar  os seus conflitos. Cada criatura recebe de acordo com o que merece!

18-Tia, que cuidados, que regras, deve o jaguar observar para se manter equilibrado opara a missão?
Resposta- Meu filho, nenhum homem pode ser feliz se estiver rodeado de vibrações e discórdias. Não te preocupes, preocupe em preservar a saúde e esta preserva com a conduta doutrinária.

19- Tia, O que posso entender, de forma clara e simples, por conduta doutrinária?
Resposta- Ser honesto em todos os sentidos. Não se esqueça de que, por mais escondido que esteja, sua sombra poderá ser vista.

20- Tia, o que o médium do Vale do Amanhecer deve evitar ou observar no que se diz respeito de seu equilíbrio ou à sua conduta doutrinária?
Resposta- É preciso saber que aqui temos um roteiro de nossas vidas. Filhos, ensinei a vocês o conhecimento que temos uma bagagem quando em nossas passagens aqui na Terra, bagagem esta que não lhes dá o direito de errar em seus caminhos espirituais. Sinto dizer a você que não é tão fácil uma conduta doutrinária sem erros. Sempre lhes falei que a conduta doutrinária é o caminho para a sua Hierarquia Transcendental! Filho, mente calma, significa personalidade e segurança; o pensamente incessantemente vigilante para não perder o equilíbrio.

21-Tia, que conselhos úteis saem de seu coração, para nós, neste momento?
Resposta- Seja confiante, emane sua força doutrinária para que seja completa a sua doutrina.
Procure confortar os infelizes, os incompreendidos mesmo que estes estejam contra você. 
Seja prático e não se afaste das metas racionais. Procure amara a vida em todos os seus ângulos.Procure prolongar a sua existência.
Busque incessantemente as coisas duradouras.
Nunca te deixes confundir entre cultura e sabedoria.
Sejas tu mesmo a acender o teu Sol Interior.
Desperta, filho, para a verdade superior.
Busque dentro de ti mesmo a luz da compreensão, sabendo constantemente assimilar a dor.

Sem comentários: