sábado, 13 de outubro de 2012

Ciência e Doutrina

Matéria, Energia, Força e Trabalho são conceitos Científicos e Espirituais que no nosso dia a dia utilizamos sem muitas vezes sabermos o seu real significado. Cientificamente não são conceitos difíceis. Ao contrário, mostram como são esses fenômenos da criação, e esclarecem para o quê servem. A Doutrina Espírita, e em Particular a Doutrina do Amanhecer, se encontra e caminha junto com a Ciência.  Está claro que tudo é obra de Deus Pai todo Poderoso, mas que por diferentes caminhos a Ciência contribui para a compreensão dos fatos envolvidos nos trabalhos Mediúnicos, tão comuns no dia a dia dos Jaguares. O entendimento dependerá do contexto em que explicamos e das palavras utilizadas. Salve Deus!

A ciência nos conduz ao conceito de matéria como sendo tudo aquilo que é palpável (possui massa) e que ocupa lugar no espaço.  Observe que no início de todas as Consagrações na Estrela Candente somos convidados pelo dirigente a formar a fila magnética observando a hierarquia do Mestrado.  Sim, somos matéria! Possuímos um invólucro material que deve se posicionar de acordo com a hierarquia da Doutrina. Uma das propriedades dessa matéria é de não ser possível duas ou mais pessoas ocuparem um mesmo lugar no espaço.  Por isso, há de se ter um mínimo de ordem, motivo pelo qual aparece a fila.

A matéria e a energia desde o princípio andam juntas e são interdependentes. No universo, matéria e a energia se transformam uma na outra num processo sem fim. Estabelecem-se num equilíbrio dinâmico, porém sempre se conservando em ambas as formas e com isso permitindo a vida como a conhecemos.

Einstein explicou exatamente isso, e ainda afirma que tudo neste universo é relativo. Relativo à que? O que é relativo? Expliquemos: Na física o termo relativo indica: a dependência da posição e do estado que você se encontra ao observar um fenômeno qualquer. Simplificando, “onde você está” e “como você está”, são os relativos. Isto porque podemos mudar de posição, de velocidade e também de condições de estado energético. Assim é muito importante definir se você esta parado, em movimento, e acredito que posso acrescentar: energizado, mediunizado ou harmonizado, uma vez que nestes estados há movimento de energias.

Matéria é Energia concentrada, e o ser humano é representa a capacidade máxima de condensação de energias.

Durante o período em que estamos trabalhando espiritualmente, devidamente mediunizados e mergulhados em nossa Individualidade, não temos uma noção exata do tempo que passa e do cansaço.

Porém, é natural, que após o encerramento do trabalho, passados alguns instantes, sintamos o desgaste energético natural do corpo físico.

A energia extra-etérica, que recebemos durante a realização, necessita de um tempo para ser transmutada na energia física, que necessitamos para a reposição do desgaste corpóreo.

Analisando cientificamente, chegamos a conclusão que o equilíbrio energético é perfeito! Ao doarmos nossas energias durante um trabalho espiritual, recebemos exatamente a mesma quantidade de retorno do Plano Espiritual, porém uma energia mais sutil, pura e que vem a nos auxiliar em nossa jornada. Esta energia renova nossas células e nos garante um equilíbrio físico-espiritual mais eficiente. Todavia, para ser devidamente aproveitada, necessita de um “tempo de acomodação”.

O colete suado, pernas fracas e a vontade de tomar o cafezinho com pão de queijo, são provas incontestes do desgaste energético dos Jaguares na realização dos trabalhos. Podemos então entender que Energia é tudo aquilo com capacidade de produzir trabalho. É claro que através da variação desta energia, ou seja, de cada Trabalho realizado e de sua qualidade, advém os Bônus e/ou Merecimentos creditados por outra forma energética muito sutil: a Espiritual.”

Assim, após a reposição física, com a renovação energética acomodada, nos sentimos mais fortes, animados e verdadeiramente ansiosos pela próxima jornada de trabalho.

As energias existem em muitas formas e recebem diferentes nomes: Cinética, Elétrica, Potencial, Nuclear, Química, Magnética, Mental e Espiritual e ainda em muitas outras formas.  Os nomes se referem à origem ou a sua utilização. De qualquer forma são energias. Podem ser transformadas e por que não falar: manipuladas. Muitas se encontram disponíveis, no entanto, outras necessitam serem captadas ou mesmo produzidas. Uma vez disponível, essa energia não têm direção nem quantidade própria necessitando que uma força inteligente que as  direcione propiciando um objetivo e a quantidade certa. Sim, o médium Jaguar ao se desenvolver vai dominando a manipulação das energias. Na humildade e caridade ele encontra a dose certa.

É claro que se trata de uma grande responsabilidade. Desde o início, o Jaguar passa por graduais modificações em seus plexos que irão permitir a emissão e manipulação de energias. Os mentores responsáveis pelo desenvolvimento os acompanham muito de perto, intervindo em suas energias, nos plexos, na parte Mental inconsciente, fazendo consciente apenas aquilo que pode servir ao desenvolvimento do médium.  Plexos são regiões de nosso corpo biológico, onde temos grande irrigação sanguínea bem como vasta rede de nervos interligados. Um plexo nervoso é uma rede de nervos entrecruzados semelhante a uma caixa de distribuição elétrica numa casa.

Zifio, sem o amor e caridade nada se realiza! Nem a energia. Lembre-se de que esta pode voltar-se e realizar um trabalho contra você.”

Unificação da Ciência à Doutrina foi uma das premissas do Trino Tumuchy, desde os primeiros passos de sua caminhada como Mestre Jaguar. Ciência e Doutrina não são coisas contrarias! Caminham de forma intrínseca na formação do homem do terceiro milênio.




Sem comentários: