quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Fracasso como experiência


Esta palavra nos remete a sentimentos de tristeza, desânimo e derrota.Mas deveríamos entender esta palavra como: experiência, aprendizado, crescimento e amadurecimento.
É através de episódios ou acontecimentos em que não atingimos o que esperávamos, que vamos adquirindo em nossa vida o amadurecimento de nossa personalidade e muitas vezes aprendemos a lidar com as adversidades da vida de uma maneira mais tranqüila e em paz.
Para muitos o fracasso é o fim, é o abismo, mas só têm este pensamento quem alimenta alguns sentimentos como o orgulho e a vaidade, porque não admitem a derrota muito menos as críticas, portanto para estes o fracasso tem um significado contrário do que ele realmente significa, que é o aprendizado e o crescimento.
Quando algo não sair de acordo com o que planejou seja materialmente ou emocionalmente, não se deixe levar pelo orgulho ou pela vaidade em não admitir que não foi desta vez, utilize-se da humildade em reconhecer suas falhas e tome como experiência todos os acontecimentos  negativos que lhe ocorrerem.
Desta forma, estará fazendo do fracasso um sentimento de aprendizado e estará com isso,
aumentando as suas oportunidades de reação e superação mais adiante.
Não teremos aprimoramento moral se não modificarmos nossa maneira de reagir diante dos reveses da vida, onde o fracasso nos visita, mas também nos dá a oportunidade da superação através da humildade de admitirmos que em algum momento falhamos e estaremos sempre prontos para tal correção, isso se chama superação.

Sem comentários: