Vamos
definir o que é Espiritismo e Espiritualista, para que possamos
entender as diferenças.
Espiritismo é a
doutrina dos que crêem que podem ser evocados os espiritos dos
mortos. Em outras acepções, nomeadamente segundo Rivail, dito Allan
Kardec (1804-1869), é compreendido como uma doutrina de cunho
filosófico-religioso voltada para o aperfeiçoamento moral do homem,
que acredita na possibilidade de comunicação com os espíritos
através de médiuns.
O espiritismo
popularmente conhecido no Brasil como Doutrina Espírita ou
Kardecismo, foi codificado na segunda metade do século XIX pelo
pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, que para fins de
difusão desses trabalhos sobre o tema, adotou o pseudônimo de
"Allan Kardec".
O termo "kardecista"
não costuma ser o usado por parte dos adeptos, que reservam a
palavra "espiritismo" apenas para a doutrina tal
qual codificada por Kardec, afirmando não haver diferentes vertentes
dentro do espiritismo, e denominando correntes diversas de
"espiritualistas". Estes adeptos entendem que o
espiritismo, como corpo doutrinário, é um só, o que tornaria
redundante o uso do termo "espiritismo kardecista".
Dizer que é um
“espirita Kardecista”, é a mesma coisa que dizer “subir para
cima”.
Assim, ao seguirem os
ensinamentos codificados por Allan Kardec nas obras básicas (ainda
que com uma tolerância maior ou menor a conceitos que não são
estritamente doutrinários, como a apometria), denominam-se
simplesmente "espíritas", sem o complemento "kardecista".
José Lacerda de Azevedo, médico espírita
brasileiro, compreendia o kardecismo como uma "prática ou
tentativa de vivência da Doutrina Espírita" criado por
brasileiros "permeada de religiosidade, com tendência a se
transformar em crença ou seita".
As expressões nasceram
da necessidade de alguns em distinguir o "espiritismo"
(como originalmente definido por Kardec) dos cultos afro-brasileiros,
como a Ubanda. Estes últimos, discriminados e perseguidos em vários
momentos da história recente do Brasil, passaram a se auto-intitular
espíritas (em determinado momento com o apoio da Federação
Espirita Brasileira), num anseio por legitimar e consolidar este
movimento religioso, devido à proximidade existente entre certos
conceitos e práticas destas doutrinas. Seguidores mais ortodoxos de
Kardec, entretanto, não gostaram de ver a sua prática associada aos
cultos afro-brasileiros, surgindo assim o termo "espírita
kardecista" para distingui-los dos que passaram a ser
denominados como "espíritas umbandistas".
Espiritismo á uma doutrina filosófica também
espiritualista, mas que se diferencia das outras correntes
filosóficas por ter características bem definidas, a saber:
a – concepção tríplice do homem: Espírito –
Perispírito – Corpo Físico;
b – sobrevivência do Espírito como
individualidade;
c – continuidade da responsabilidade individual;
d – progressividade do Espírito dentro do
processo evolutivo em todos os níveis da natureza;
e – comunicação mediúnica disciplinada
voltada para o esclarecimento e a consolação de encarnados e
desencarnados;
f – volta do Espírito à matéria
(reencarnação) tantas vezes quantas necessárias para alcançar a
perfeição relativa a que se destina, não admitindo, no entanto, a
metempsicose, ou seja, a volta do Espírito no corpo de animal para
pagar dívidas, como aceita o Hinduísmo. Conforme o Espiritismo, o
Espírito não retroagrada;
g – ausência total de hierarquia sacerdotal;
h – abnegação na prática do bem, ou seja, não
se dobra nada por esta ou aquela atividade espírita;
i – terminologia própria, como por exemplo,
perispírito, Lei de Causa e Efeito, médium, Centro Espírita, e
nunca corpo astral, karma, Exu, Orixá, "cavalo",
"aparelho", "terreiro", "encosto",
vocábulos utilizados por outras religiões e que não têm cabimento
no meio espírita;
j – total ausência de culto material (imagens,
altares, roupas especiais, oferendas, velas etc.);
l – na prática espírita não há batismo nem
culto ou cerimônia para oficializar casamento;
m – respeito a todas as demais religiões,
embora não incorpore a seu corpo doutrinário os princípios e
rituais delas;
n – a moral espírita é a moral cristã: "Fazer
ao próximo aquilo que dele se deseje".
Espiritualismo
O Espiritualismo é uma doutrina filosófica
que admite a existência de Deus, de forças universais e da Alma,
com a visão de que existem milhares de coisas abstratas. É o
contrário de materialismo, que só admite a existência da matéria.
Afirma a existência de uma alma imortal no homem
isto é, de um princípio substancial distinto da matéria e do
corpo, razão absoluta de ser da vida e do pensamento. Em sentido
mais lato, doutrina que, além da tese referida, reconhece a
existência de Deus, a imortalidade da alma e da existência de
valores espirituais ou morais que são o fim específico da
actividade racional do homem. É um conjunto de doutrinas que
consideram o homem um espirito imortal que alterna experiências nos
mundos material e espiritual, de acordo com a doutrina da
reencarnação, com o objetivo de evoluir, tanto moral quanto
intelectualmente, rumo a Deus. Considera também a comunicabilidade
entre os vivos e os mortos, geralmente por meio de um médium, ou
seja, de um mediador. A expressão também designa a doutrina e as
práticas das pessoas que partilham dessa crença.
Segundo o Materialismo no ser humano só haveria o
corpo físico. Até as funções superiores como a memória, o
raciocínio, as emoções, os sentimentos poderiam ser reduzidos a
simples reações físico-químicas do sistema nervoso, do sangue,
das glândulas internas. O Universo seria formado por acaso e seria
explicado dentro das leis das ciências exatas (Matemática, Física,
Química, Astronomia etc.). Esta é a tese do Materialismo
Filosófico, que não deve ser confundido com o Materialismo
Pragmático e Hedonista adotado por aquele que, embora se diga até
mesmo religioso, só quer mesmo é gozar os prazeres da vida terrena,
nem que seja em cima da miséria alheia. O materialismo
admite que pensamento, emoção e sentimentos são reações
físico-químicas do sistema nervoso. Portanto, todos os religiosos,
se aceitam a Alma e Deus, são, por isto mesmo, espiritualistas,
visto que essa doutrina admite outros tipos de visões.
Todos os religiosos, como aceitam a Alma e Deus,
são, por isto mesmo, espiritualistas.
Assim, a pala espiritualista tem significado muito
vasto, abrangendo o católico, o protestante, o umbandista, o
candomblecista, o israelita ou judeu, o islâmico ou maumetano etc.
O Vale do Amanhecer, é uma doutrina
Espiritualista Cristã, o que faz do Jaguar um Espiritualista e não
um Espirita. Neste capitulo sei que há muita confusão, mas nós
Jaguares não nos devemos apelidar de Espiritas, mas sim de
Espiritualistas Cristão.
Salve Deus.
1 comentário:
sALVE DEUS..
ESTOU INICIANDO MEU DESENVOLVIMENTO NA DOUTRINA DA ESPIRITUALIDADE CRISTAM ....VALE DO AMANHECER DO EUSEBIO CEARÁ... E TODOS OS DIAS VISITO MEU BLOG PRA ME APROFUNDAR, POIS SEU BLOG É MUITO CHEIO DE EXCELENTES INFORMAÇÕES VALIOSAS...
NO MEU TESTE FUI IDENTIFICADA COMO DOUTRINADORA E MINHA PRINCESA É JUREMA ...
SALVE SEUS
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